Adelmo Rezende pretende explorar potencial turístico da região para gerar empregos
Abrimos a vigésima semana do especial “Desbravando o Paraopeba” viajando até Capela Nova para conversar com o prefeito Adelmo de Rezende Moreira (DEM). Em parceria entre o Jornal CORREIO, CORREIO Online e Estrada Real FM, esse trabalho visa a conhecer os planos e desafios encontrados nas gestões municipais da região. Em seu segundo mandato, Adelmo busca apoiar o produtor rural e investir no turismo. Confira a entrevista completa, com exclusividade para o Jornal CORREIO.
Quais desafios têm sido enfrentados nesses mais de 150 dias de governo e qual balanço pode ser feito desse período?
Sem dúvida, o principal desafio foi e está sendo gerenciar a saúde no município devido à pandemia que assola o país. Concentramos nossos esforços para manter os serviços essenciais, sem deixar de lado a média e alta complexidade, naqueles casos que são necessários. Estamos mantendo a vigilância nos casos de Covid-19, monitorando a população com ações de prevenção e, agora, com a vacinação como prioridade. Felizmente, nossos casos de contaminação têm certa estabilidade, e podemos considerar isso uma vitória parcial, devido à gravidade que enfrentamos.
O que estava nos planos e já foi executado e o que ainda precisa ser feito?
Nós tínhamos o compromisso de campanha de ampliar o apoio ao produtor rural e podemos dizer que, se ainda não totalmente, grande parte já está em execução. Com a contratação de uma engenheira agrônoma e um veterinário para compor a equipe de apoio às ações dos produtores, aumentamos o apoio em questões fundamentais. Mantemos convênios com Emater, Ima, Incra, temos um setor de meio ambiente à disposição dos cidadãos, adquirimos maquinário novo para auxiliar nos serviços agrícolas coordenados pelo CMDRS. Junto a isso, estamos dando total atenção na manutenção das estradas vicinais, a fim de dar maior tranquilidade aos nossos cidadãos da zona rural. Sempre há o que fazer, mas estamos focados em realizar o melhor que pudermos, no menor tempo possível.
Quais são as metas para o curto, médio e longo prazos?
Curto prazo, manter as finanças em dia, cumprindo as obrigações legais e aplicar os recursos de forma a garantir aos cidadãos os serviços essenciais sem prejuízos; médio prazo, com a gerência dos recursos para manter os serviços de infraestrutura de forma a propiciar qualidade de vida aos cidadãos de nosso município e a longo prazo, buscar recursos para a ampliação da rede de esgoto de modo a cobrir a maior parte da área municipal. Oferecer novos serviços na educação, cultura, esporte e lazer também estão em nossos planos.
Qual é a base da economia da cidade? O que será feito para fomentar esse setor?
Agricultura, especialmente o café. Temos também o milho, feijão e pecuária leiteira. Outras culturas estão sendo introduzidas nos últimos anos. Nossos esforços têm sido em dar maior suporte aos produtores, hoje, com especialistas, serviços, campanhas e suporte ao associativismo.
Que outras atividades são promissoras e podem ser melhor exploradas para gerar emprego e renda?
Acreditamos que o turismo tenha um potencial ainda pouco explorado e queremos ajudar a mudar isso. Capela Nova sempre foi conhecida e visitada pela hospitalidade de seus habitantes e as festividades sempre trouxeram muita gente para cá. Esperamos que a normalização da rotina venha com o aumento de pessoas vacinadas e possamos incentivar a população a criar uma rede de produtos e serviços, um calendário de eventos e o turismo seja visto como meio de desenvolvimento econômico. Mais que diversão, o turismo deve ser encarado como fonte de renda e vamos trabalhar pra isso.
Como a pandemia tem afetado a sua cidade?
Entramos em estado de calamidade pública. Como no resto do país, as medidas de segurança para não proliferar o contágio da doença afetaram o comércio, a economia. Certamente são medidas necessárias, mas que têm seu lado complicado. Esperamos que a vacinação possa imunizar mais rapidamente as pessoas para que possam retomar suas vidas de forma plena. Quanto às medidas de saúde, investimos em barreiras e agentes de enfrentamento, campanhas de prevenção, distribuição de máscaras e álcool gel. Aderimos ao Minas Consciente e temos dado total atenção aos casos suspeitos, com exames, acompanhamento das quarentenas e todas as medidas cabíveis.
Conheça Capela Nova
Localizada a 60,7km de Lafaiete, encontra-se a acolhedora Capela Nova. Com aproximadamente cinco mil habitantes, suas origens remontam a 1790, quando o Padre José Duarte de Souza construiu uma capela dedicada à Nossa Senhora das Dores. O nome atual veio em 1938. A praça é o grande cartão-postal da cidade e ponto de encontro dos capelanovenses. Os visitantes podem desfrutar do turismo rural, que garante belas paisagens, além da típica culinária mineira.
A Igreja Nossa Senhora das Dores é o cartão-postal da cidade
Leia as outras matérias do projeto Desbravando o Alto Paraopeba
Conselheiro Lafaiete quer manter protagonismo regional
Carandaí: prefeito propõe que retorno presencial das aulas aconteça após vacinação dos professores
Prefeito de Cristiano Otoni quer construir distrito industrial para gerar mais empregos
Turismo, boas estradas e apoio ao produtor rural: as metas para Presidente Bernardes
Os desafios dos 100 primeiros dias da nova gestão em Piranga
Governança e tecnologia: novos rumos para Ouro Branco
Congonhas quer retomar potencial turístico e depender menos da mineração
Investimentos em turismo e agricultura familiar prometem a chegada de uma nova era em Queluzito
Prefeito de Rio Espera quer dar “uma cara nova à cidade”
Senhora de Oliveira busca inovação tecnológica e melhorias na Saúde e Educação
Itaverava quer transformar BR-482 em rodovia da gastronomia regional
Com muita vontade de trabalhar e determinação, Fábio Dutra assume a prefeitura de Caranaíba
Nova gestão em São Brás foca em gerar oportunidades para a população
Trabalho que continua em Jeceaba: nova gestão pretende terminar o que começou
Entre Rios de Minas investe no produtor rural para fortalecer agricultura familiar
Acompanhe na próxima edição do Jornal CORREIO a entrevista com o prefeito de Belo Vale, Adelmo Moreira (DEM).
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Frances Elen, no dia 17/06/2021 - 11:54