Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 17° Agora: 18° Sábado, 23 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,040
Região


Governança e tecnologia: novos rumos para Ouro Branco

Para o segundo mandato, Hélio Campos quer participação dos cidadãos na tomada de decisões




Aos pés da Serra de Ouro Branco, gestão pretende revitalizar praça de eventos

Percorrendo 22 cidades da região, o “Desbravando o Paraopeba” visa conhecer e conversar com prefeitos sobre as expectativas e desafios do trabalho. O entrevistado da vez é o prefeito reeleito, Hélio Márcio Campos (PSDB). Ouro Branco é a décima quarta cidade visitada pelo especial, realizado em parceria entre Jornal CORREIO, CORREIO Online e Estrada Real FM. Após um primeiro mandato difícil, Hélio se diz otimista para exercer o cargo com apoio da população, focando em saúde, tecnologia e fortalecimento do comércio. Confira a entrevista completa, com exclusividade para o Jornal CORREIO.

Por que buscar um novo mandato?

Nós tivemos uma gestão atípica nos últimos quatro anos. Tudo aquilo que nós planejamos, a maioria não conseguimos realizar devido às situações que foram ocorrendo. Recebemos uma prefeitura com muita dificuldade, dívida de 23 milhões de reais. No segundo ano, tivemos um problema do calote do governo do estado, que deixou de repassar aos cofres públicos ICMS, IPVA, transporte escolar, recursos da saúde. Só em Ouro Branco foram mais de 14 milhões de reais. Em um orçamento de 100 milhões de reais por ano, 14 milhões totaliza 14%, então, tivemos muita dificuldade em 2018. Não só aqui, mas em todas as cidades os prefeitos realmente tiveram que trabalhar muito para equilibrar as contas. Graças a Deus conseguimos fazer nos quatro anos uma gestão fiscal. Passamos o mandato sem dever ninguém, com a folha de pagamento em dia e, ainda, fizemos algumas coisas. Mas, boa parte do que planejamos não conseguimos fazer. Então, por isso, uma nova candidatura. A primeira foi foco na gestão e agora vamos trabalhar na governança.

Qual é a situação financeira do município?

É tranquila. Nós passamos 2020 para 2021 praticamente com todas as contas pagas e um recurso de cinco milhões em caixa. E os próximos quatro anos são de muito otimismo. Acredito que vamos sair desta situação em que estamos, que nosso país vai crescer. Aqui na região, o otimismo é muito grande também com nossas empresas Gerdau, CSN e Vale, porque têm tudo para crescer na área de commodities e isso me traz um otimismo muito grande de que vamos poder gerar emprego nos próximos anos.

Quais são os maiores desafios que o senhor e sua equipe vêm enfrentando desde o começo da gestão?

O maior desafio é a Covid-19. Durante todo esse tempo, desde que começou, nunca estive tão preocupado como agora. Estamos com uma alta taxa de ocupação dos leitos, não só aqui, mas em Lafaiete, Congonhas e Barbacena também. Estamos fazendo gestão para que consigamos comprar a vacina direto dos fabricantes, junto com a Frente Nacional de Prefeitos. A partir do momento em que todos estiverem sendo vacinados, ficaremos mais tranquilos. Do jeito que está, não acredito que vamos vacinar todo mundo antes de um ano a dois anos. Mas, se conseguirmos comprar essa vacina direto, até setembro terei toda a população de Ouro Branco vacinada.

Qual o balanço da última gestão e qual a expectativa para os próximos anos?

Nós fizemos aquilo que foi possível para uma boa gestão. Gestão não significa um bom mandato, não. É você ter um bom equilíbrio financeiro e fazer os serviços essenciais. Agora, nós queremos fazer uma boa gestão e uma boa governança. A governança é diferente. Ela traz a população para dentro da prefeitura, para participar das decisões do investimento, daquilo que ela quer que seja investido. Não tivemos isso no último mandato, tínhamos que fazer o que dava. Agora, já podemos fazer investimentos naquilo que a população mais precisa.

Que setores exigirão um empenho maior da sua administração? Por quê?

Sempre foi e, agora após a Covid, vai continuar sendo a questão da saúde. Os problemas de saúde, serão diferentes. A sociedade mudou seu comportamento. Se você verificar no último ano, por exemplo, tivemos baixa procura nas nossas unidades de saúde de pessoas com resfriado ou lesões por acidente de trânsito. Isso não quer dizer que vai acabar, mas vai diminuir bastante. Mas, depois da pandemia sabemos que teremos uma procura muito grande por causa das doenças mentais. Então, vamos investir nessa área para que possamos tratar dessas diferentes doenças que vão aparecer após o coronavírus.

Qual é a base da economia da cidade? O que será feito para fomentar esse setor?

A base da economia, todos sabem, é a metalurgia, através da Gerdau e de outras empresas que estão aqui na região. Mas, nos últimos quatro anos também, tivemos uma movimentação muito boa pelas duas universidades federais que estão aqui. Cada uma possui quase 200 funcionários. Temos 2.500 alunos, destes, provavelmente uns 1.500 são de fora, isso movimenta o mercado aqui. Estamos desenvolvendo um aplicativo chamado “Compra Ouro Branco”, em que todos os comerciantes poderão expor seus produtos e vendê-los através da internet e do delivery. Estamos trabalhando nosso setor de comércio para que fique forte. Temos experiências de comerciantes que melhoraram suas vendas na pandemia, usando muito bem as redes sociais, Instagram, Facebook. O aplicativo vai ajudar mais ainda. Iniciamos um trabalho junto com o Senac para treinamento dos nossos motoboys, para que tenhamos um melhor serviço de delivery.

Sua administração já possui traçados para atrair novos empreendimentos para a cidade?

O território de Ouro Branco não é muito grande. Então, somos limitados, muito próximos de Congonhas e Lafaiete. E, do lado de Ouro Preto, temos uma área de preservação, que é o nosso parque. Então, nosso caminho é a indústria tecnológica, porque temos aqui o conhecimento com duas universidades federais. Pelas poucas áreas que possuímos, temos que incentivar o empreendedor de tecnologia, que precisa de áreas menores e de conhecimento. Está dentro do nosso projeto o FabLab, que é um laboratório de fábrica, com equipamentos e impressoras de última geração. Já existem várias empresas dentro das universidades que poderão usar nossos laboratórios.

Em seu segundo mandato, Hélio Campos está confiante em atender as demandas da população

Conheça Ouro Branco

Localizada a 22km de Lafaiete, Ouro Branco é o destino mais próximo para quem busca contato com a natureza, cachoeiras e belas paisagens naturais. A Serra de Ouro Branco é um importante parque estadual com poços, trilhas, cachoeiras e mirantes para os turistas.

Com cerca de 40mil habitantes, a cidade possui atrações históricas como a Casa de Tiradentes, que abrigou reuniões na época da Inconfidência Mineira, a igreja Matriz de Santo Antônio de Ouro Branco e a Capela Nossa Senhora Mãe dos Homens, construções dos séculos XVIII e XIX, respectivamente.

Leia as outras matérias do projeto Desbravando o Alto Paraopeba

Congonhas quer retomar potencial turístico e depender menos da mineração

Prefeito de Rio Espera quer dar “uma cara nova à cidade”

Senhora de Oliveira busca inovação tecnológica e melhorias na Saúde e Educação

Itaverava quer transformar BR-482 em rodovia da gastronomia regional

Honestidade e paciência: nova gestão em Santana dos Montes pretende deixar um legado para o município

Com muita vontade de trabalhar e determinação, Fábio Dutra assume a prefeitura de Caranaíba

Nova gestão em São Brás foca em gerar oportunidades para a população

Trabalho que continua em Jeceaba: nova gestão pretende terminar o que começou

Entre Rios de Minas investe no produtor rural para fortalecer agricultura familiar

Entre dívidas e cheques sem fundos, nova gestão assume Catas Altas da Noruega e se prepara para sair do vermelho

Trabalho que avança: reeleito para o segundo mandato, Luiz do Zeca se prepara para colocar a casa em ordem

Investimentos em turismo e agricultura familiar prometem a chegada de uma nova era em Queluzito

Nova gestão em Lagoa Dourada pretende inserir jovens no mercado de trabalho e fortalecer produtor rural

Acompanhe na próxima edição do Jornal CORREIO a entrevista com o prefeito eleito de Piranga, Luiz Helvécio Silva de Araújo (PMN), Luizinho.

 

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Frances Elen, no dia 05/05/2021 - 17:00


Comente esta Notícia