Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 18° Agora: 19° Quinta, 21 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,814 Euro agora: R$ 6,083
Região


Nova gestão em São Brás foca em gerar oportunidades para a população

Com o intuito de trazer novidades para o município, Geraldino Pacheco pretende investir no turismo




A igreja de São Brás é um dos cartões postais da cidade

A sétima semana do especial “Desbravando o Paraopeba” desembarca em São Brás do Suaçuí para conhecer o prefeito eleito Geraldino Pacheco de Oliveira Filho (Republicanos). Ele, que está em seu primeiro cargo político, pretende trazer para a cidade oportunidades e inclusão para jovens. Em entrevista exclusiva para o Jornal CORREIO, Geraldinho conta que decidiu entrar na política justamente por ter crescido no município e saber que a população mais nova não possui apoio do poder público. O planejamento para os próximos quatro anos é trazer novidades e atrair visitantes para São Brás do Suaçuí. Esse trabalho foi realizado em parceria do Jornal CORREIO, CORREIO Online e Estrada Real FM. Confira agora a entrevista completa.

Como foi a transição do governo?

Foi muito tranquila. Tudo que precisamos, o prefeito anterior foi muito cordial, sempre muito atencioso. Ele passou para os secretários, para fazerem a transição da melhor maneira possível, embora algumas pessoas, por estarem saindo, não fizeram tudo que foi mandado, mas o que dependeu da gestão anterior, foi muito tranquilo.

Como foi feita a escolha do seu secretariado?

Como preguei muito em dar oportunidades na campanha, foi o principal motivo de ter feito minhas escolhas. Pessoas que nunca tiveram oportunidades, mas que são do meio, passaram a ter. Tem uma moça que é formada em meio ambiente, mas nunca teve oportunidade. E assim fui buscando pessoas técnicas, mas que nunca tiveram oportunidades. E pessoas de confiança também.

Já foi possível se inteirar da real situação financeira do município?

A antiga gestão deixou a prefeitura bem tranquila, na questão de dívidas, até mesmo de recursos. Deixou alguns recursos em caixa. Podem ter certeza de que vamos buscar investir onde for prioridade para o município.

Quais são os maiores desafios que o senhor e sua equipe irão encarar já no começo desta gestão?

É fazer aquilo que nós nos propusemos a fazer. Embora estejamos cheios de boas intenções, tem todo um trâmite para ser feito às ações que queremos fazer. Penso que o maior desafio é fazer tudo dentro da legalidade para as coisas acontecerem.

Qual é a sua maior meta para esses próximos 4 anos?

Dentro do meu mandato quero dar oportunidade para os jovens aqui da cidade. Têm alguns bairros que não queremos que saiam sem fazer infraestrutura, que é calçamento. E atender principalmente a população da zona rural, deixar as estradas em condições de trânsito. O principal que queremos é movimentar a cidade, fazê-la voltar a ter movimento, por mais que o trânsito tenha saído daqui, queremos ter atrativos para as pessoas passarem por dentro de São Brás.

Que setores exigirão um empenho maior da sua administração? Por quê?

Saúde é sempre um desafio muito grande, é o maior desafio. Melhorar o atendimento, porque tem todo um processo do SUS que não podemos pular barreiras, então, temos que achar caminhos para facilitar.

Qual é a base da economia da cidade? O que será feito para fomentar esse setor?

Depois que fez esse anel por fora da cidade, o movimento caiu muito. O movimento aqui é do comércio local. É um desafio fazer o dinheiro circular na cidade. Estamos buscando meios para fazer girar o dinheiro e automaticamente movimentar a economia. Estamos primeiro colocando as coisas em ordem, do jeito que queremos. Um dos nossos desafios é reformular o quadro de funcionários, reduzir custos para o município. Conseguindo fazer essas etapas, buscaremos novos desafios para trabalhar o turismo na cidade.

Emprego e renda, aliás, são desafios para qualquer gestão. Sua administração já possui traçados para atrair novos empreendimentos para a cidade?

É um desafio grande, mas estamos buscando atrair empresas para o município. Estamos em reunião com um projeto para São Brás, mas é muito cedo para falar, até para não criar expectativa em cima de uma coisa que não é nada certa ainda. Mas temos alguns planos para atrair empresas para cá.

Existe alguma obra ou projeto parado que deve ser retomado durante a sua gestão?

O que a antiga gestão deixou para terminar são alguns calçamentos, que são coisas rápidas de fazer. Já estamos em contato com as empresas para dar continuidade. Eles deixaram a cidade sem nenhuma grande obra para acabar. Penso que finalizando esses calçamentos que ficaram, as próximas obras serão todas novas.

A cidade estuda a possibilidade de realizar algum concurso público? Em caso positivo, há algum planejamento de quando isso deve acontecer?

Na nossa campanha, pregamos muito isso, de fazer o concurso público. Ainda não sabemos com precisão se faremos no segundo ou terceiro ano de mandato. Mas é bem provável que não sairemos sem fazer o concurso.

Como tem sido sua relação com a Câmara?

Embora, tenhamos feito quatro vereadores do nosso lado e quatro da oposição penso que está sendo bem tranquilo este início de mandato. A Câmara está sendo muito cordial conosco.

Os projetos que mandamos para lá, tivemos êxito, aprovação. Tem tudo para a Câmara e o Executivo trabalharem em harmonia. Quem ganha com isso é a população.

O que os moradores podem esperar da sua administração?

Muitas novidades, vontade de trabalhar, de buscar oportunidades para as pessoas daqui da cidade. É o que nós pregamos na campanha. O que nos propusemos a fazer é o que vamos correr atrás para sair desses quatro anos com o máximo de ação que colocamos no nosso plano de governo.

Haverá um canal aberto para a comunicação com a imprensa? E com a comunidade?

Vamos reformular o site da prefeitura e também nossas redes sociais, que serão um canal de informação, passando nossas ações, tudo o que temos feito. Estamos apenas no início do mandato, mas em breve teremos algumas ações sendo divulgadas no site da prefeitura.

Em seu primeiro mandato, Geraldino Pacheco investirá em oportunidades para os jovens

Conheça São Brás do Suaçuí

Localizado a 32 km de Conselheiro Lafaiete, São Brás do Suaçuí é um município mineiro com pouco mais de 3.700 habitantes. Fundado em 1713, carrega desde o século XVIII, a paixão pela música, presente em apresentações da banda União Musical Santa Cecília e na Escola de Música de São Brás do Suaçuí. A escola possui um legado enorme para a região, ao incentivar a cultura em parcerias com as escolas locais, além da formação de músicos com cursos gratuitos.

Para o turismo, as construções em estilo barroco chamam a atenção. Além das construções históricas na Igreja Matriz, há também a Capela Monsenhor dos Passos e o casarão dos herdeiros do sr. José, patrimônio cultural da cidade. Para os amantes da natureza, São Brás do Suaçuí não deixa nada a desejar: possui trilhas e estradas rurais para caminhadas e cavalgadas, além de belas pousadas com a tradicional culinária mineira.

Leia as outras matérias do projeto Desbravando o Alto Paraopeba

Trabalho que continua em Jeceaba: nova gestão pretende terminar o que começou

Entre Rios de Minas investe no produtor rural para fortalecer agricultura familiar

Entre dívidas e cheques sem fundos, nova gestão assume Catas Altas da Noruega e se prepara para sair do vermelho

Trabalho que avança: reeleito para o segundo mandato, Luiz do Zeca se prepara para colocar a casa em ordem

Investimentos em turismo e agricultura familiar prometem a chegada de uma nova era em Queluzito

Nova gestão em Lagoa Dourada pretende inserir jovens no mercado de trabalho e fortalecer produtor rural

 

  • Acompanhe na próxima edição do Jornal CORREIO a entrevista com o prefeito eleito de Caranaíba, Fábio Henriques Dutra (MDB).

 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Frances Elen, no dia 17/03/2021 - 10:56


Comente esta Notícia