Com foco na melhoria da qualidade de vida da população, nova gestão pretende investir em turismo e cultura
Jeceaba é a sexta cidade visitada pelo especial “Desbravando o Paraopeba”. Esse trabalho, produzido em parceria do Jornal CORREIO, CORREIO Online e Estrada Real FM, está entrevistando 22 prefeitos na região. Esta semana, vamos conhecer José Donizete Almeida Maia (PDT), eleito para seu primeiro mandato na cidade. Ele, que no mandato anterior foi vice-prefeito, decidiu se envolver mais na política para dar continuidade ao trabalho da chapa anterior. Com foco na melhoria da qualidade de vida, pretende desenvolver o turismo e reforçar parcerias com grandes empresas para geração de emprego e renda para a população. Confira a entrevista completa, com exclusividade para o Jornal CORREIO.
Quais fatores pesaram positivamente para a sua eleição?
Na gestão anterior, fui vice-prefeito. Foi uma gestão muito bem trabalhada, muito boa. Gostei, me dediquei, fui um vice muito participativo. Acabei gostando e me candidatei. O fato de ter uma empresa bem administrada pesou na eleição, também o fato de ter sido vice na gestão anterior. Estar sempre perto das pessoas aqui do município, conheço tudo, sei das necessidades que ele possui. Tenho a consciência de que terei muito trabalho e tomara que eu consiga realizar tudo nesta gestão de quatro anos.
Como foi a transição do seu governo?
A responsabilidade de gerir um município, principalmente um lugar onde cresci, tem a verdadeira estima. Fui vice e atuei junto com o prefeito anterior, pelo qual tenho muito respeito e admiração pelo excelente trabalho realizado. A transição foi muito tranquila. Vamos dar continuidade em um trabalho que foi feito com honestidade, seriedade e respeito. Foi tudo muito tranquilo. Não tivemos nada que atrapalhasse a transição.
Como foi feita a escolha do seu secretariado?
Viemos de uma boa gestão e como vamos dar continuidade ao trabalho, o time já estava bem montado, então, não vou mudar muito. Mantive as pastas da gestão anterior.
Já foi possível se inteirar da real situação financeira do município?
Sou formado em técnico de contabilidade e acompanhei toda a situação financeira do município no mandato anterior. Acredito que pelo fato do meu assessor também ser formado em contabilidade, ficou tudo muito claro. Todo momento, soube das movimentações, aplicações dos recursos. Tudo muito claro e tranquilo.
Quais são os maiores desafios que o senhor e sua equipe irão encarar já no começo desta gestão?
O maior desafio do momento é a pandemia. Mas, se Deus quiser, as vacinas já estão aparecendo. Vamos torcer para dar tudo certo. Os outros desafios são em todas as lideranças que teremos: área da saúde, educação. São os desafios que já sabemos e que vamos sanar todos.
Qual é a sua maior meta para esses próximos 4 anos?
Garantir que tudo que foi colocado no plano de governo seja realizado, conforme estabelecido. Muitas coisas não serão fáceis, mas se Deus quiser não vai ser um desafio, vai ser uma experiência de vida.
Que setores exigirão um empenho maior da sua administração? Por quê?
Todos os setores exigem empenho. Mas as prioridades serão educação, saúde e infraestrutura. Esses são os maiores indicadores da melhoria da qualidade de vida, então estaremos sempre empenhados nessas áreas.
Qual é a base da economia da cidade? O que será feito para fomentar esse setor?
Temos algumas empresas como Vale, VSB, MRS, que garantem os impostos do município e empregos. É importante fechar saudáveis parcerias para que juntos possamos gerar empregos e renda no município.
Que outras atividades são promissoras e podem ser melhor exploradas para gerar emprego e renda?
O turismo, cultura, esporte, além do auxílio ao comércio local e empreendedores, que refletem direta ou indiretamente em emprego e renda no município.
Emprego e renda, aliás, são desafios para qualquer gestão. Sua administração já possui traçados para atrair novos empreendimentos para a cidade?
Sim. Junto à minha equipe de desenvolvimento planejamos uma meta para cada ano. Optamos por investir em projetos nativos, que acreditamos, e também nos inspirar em ideias que vêm dando certo no município de referência.
Existe alguma obra ou projeto parado que deve ser retomado durante a sua gestão?
Há duas construções paradas do mandato anterior do qual fui vice-prefeito. São duas obras gigantescas, que não são prioridades no momento. Se houver recursos, pretendo terminá-las. Temos um prédio inacabado que seria a prefeitura, e se tivermos recursos, conforme o plano de governo, faremos uma escola para tempo integral, com um centro esportivo muito bom.
A cidade estuda a possibilidade de realizar algum concurso público? Em caso positivo, há algum planejamento de quando isso deve acontecer?
Sim. No mandato anterior teria o concurso, mas por causa da pandemia, parou. Assim que terminar a pandemia e for sinalizado que pode fazer, creio que será feito, para cargos na prefeitura.
Como tem sido sua relação com a Câmara?
Tem sido muito boa. É uma parceria, trabalhando em prol do município. É muito importante a Câmara estar junto com o prefeito, quem ganha é a cidade.
O que os moradores podem esperar da sua administração?
Podem esperar muito empenho, muito trabalho e que vai dar tudo certo. Se Deus quiser teremos uma cidade muito gostosa de morar, muito aconchegante, em todas as partes. Que Deus me dê muita paciência, sabedoria e que dê tudo certo.
Haverá um canal aberto para a comunicação com a imprensa? E com a comunidade?
Sim, reformulei bem o setor de comunicação da prefeitura. Esse canal estará sempre aberto para comunicação com todos os meios e com a comunidade também. Sempre mostrando para a comunidade o que está sendo feito e os próximos projetos.
Prefeito eleito José Donizete Maia quer trabalhar para a geração de emprego e renda
Conheça Jeceaba
Jeceaba é um município mineiro, localizado a 41km de Conselheiro Lafaiete, na região do Campo das Vertentes. O acesso é feito pela MG-155. Possui cerca de cinco mil habitantes e um de seus principais atrativos é a Serra do Gambá, ideal para a prática de esportes radicais.
Além de belas cachoeiras e piscinas naturais, abertas para visitação do público. O Balneário e Corredeiras dos Dinizes é um patrimônio natural do município e oferece áreas de banho e lazer no meio da natureza, com matas nativas para caminhadas e até um campo de futebol.
Leia as outras matérias do projeto Desbravando o Alto Paraopeba
Entre Rios de Minas investe no produtor rural para fortalecer agricultura familiar
Investimentos em turismo e agricultura familiar prometem a chegada de uma nova era em Queluzito
Acompanhe na próxima edição do Jornal CORREIO a entrevista com o prefeito eleito de São Brás do Suaçuí, Geraldino Pacheco de Oliveira Filho (Republicanos).
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Frances Elen, no dia 10/03/2021 - 16:33