Danilo de Albuquerque (PP), prefeito de Queluzito, foi o 1º a ser entrevistado da série das 22 cidades
Nos últimos dias, a equipe do Jornal CORREIO percorreu 22 cidades da região para conversar com prefeitos sobre os planos de governo nos próximos quatro anos. A partir desta semana, cada entrevista será apresentada aos leitores, para que fiquem por dentro dos projetos, expectativas e desafios que as novas gestões irão encarar. Este material é fruto de uma parceria entre Jornal CORREIO e Estrada Real FM.
A entrevista de estreia será com o prefeito eleito de Queluzito, Danilo de Albuquerque (PP). Ele, que vem de uma família com longa trajetória na política, tem planos de melhorar a qualidade de vida dos queluzitanos investindo no que a cidade tem de mais forte: agricultura familiar. Confira a entrevista completa, com exclusividade para o Jornal CORREIO.
Por que se candidatar a prefeito?
Eu sou natural de Queluzito, venho de uma família que tem uma trajetória política de importância e participação ativa no município, mesmo antes de sua emancipação, em 1962. Meu avô, Francisco Osvaldo Albuquerque, foi um político influente na região. Participou inclusive da emancipação do município e chegou a ser presidente da Câmara em Conselheiro Lafaiete. Nessa trajetória do grupo político, nós crescemos em Queluzito, fomos criados aqui e temos um carinho muito especial pelo município e por todos que aqui moram. Fomos convidados a participar dessa aliança, uma aliança muito abrangente e bonita em relação às propostas que nós tínhamos para a administração municipal, para os próximos anos. Isso que nos levou, juntamente com a população que nos conhecia, que tinha em nós uma confiança, uma esperança de que estaríamos aqui atendendo aos anseios que eles esperavam.
Que fatores pesaram positivamente para a sua eleição?
Primeiramente, acho que nós apresentamos uma proposta transparente, de muita confiança. Já somos conhecidos pelas administrações que antecederam a nossa. Tivemos participação na chapa, como vice, o senhor Joaquim Pereira de Souza, que foi prefeito aqui por dois mandatos. Nós trabalhamos aqui, na administração de 2001 a 2008, na gestão do prefeito Nilton Rodrigues de Albuquerque. Então, dentro disso, nós já tínhamos um bom conhecimento e obtivemos a confiança do povo e essa vitória. Temos que agradecer muito pela confiança do povo.
Como foi a transição do governo?
Montamos uma equipe eficiente, que nos deu todo suporte. Nós não tivemos dificuldades, eles apresentaram os relatórios que solicitamos, em algumas situações que realmente o prazo dessa transição foi muito curto, então ficaram algumas coisas solicitadas que realmente não deu o tempo necessário. Não tínhamos prazo necessário para fazer uma transição mais eficiente. Mas dentro da normalidade, foi uma transição tranquila, que nos atendeu.
Como foi feita a escolha do seu secretariado?
O nosso secretariado foi escolhido conforme o nosso projeto. Nós temos um projeto a desenvolver para o município, em todas as áreas da educação, da saúde, da cultura, de obras e procuramos escolher pessoas com qualificação técnica que pudessem estar atendendo às nossas necessidades. Pessoas, essas, que comungam conosco com os mesmos objetivos: um desenvolvimento econômico e sustentável do município.
Já foi possível se inteirar da real situação financeira do município?
Queluzito hoje se encontra em uma situação financeira regular. Não temos débitos que nos comprometam. Estamos com uma receita dos royalties da Petrobrás que nos ajuda e vai nos ajudar nos próximos anos a desenvolver um trabalho com muita responsabilidade, atendendo aos anseios da população.
Quais são os maiores desafios que o senhor e sua equipe irão encarar já no começo dessa gestão?
Eu considero o maior desafio preparar o município para os investimentos que estão chegando através da termoelétrica. Capacitar os nossos jovens e nossa população para essa mão de obra. Com essa falta de emprego, esperamos oferecer a essas pessoas capacitação para que elas possam ser aproveitadas por essa nova era que vai ser em Queluzito. Um dos maiores desafios, realmente, é melhorar a qualidade de vida dos nossos munícipes. Nós vamos estar sempre em busca de melhorar a qualidade de vida e renda através de implantações de programas de saneamento básico, tanto na zona urbana como na zona rural. Com instalações de fossas sépticas ambientalmente corretas na zona rural e proporcionar a eles situações de melhoramento de renda através de programas em conjunto com a Emater, com a Secretaria de Agricultura e Pecuária que estamos estruturando. Com certeza vamos melhorar a qualidade de vida da nossa população.
Qual é a sua maior meta para esses próximos 4 anos?
Colocar o nosso município como um destaque na qualidade de vida e renda dos munícipes em nossa região. Através de capacitação das pessoas na zona rural, criação de ajuda para associações de produtores familiares, para que eles possam gerar situações de renda. Hoje, por exemplo, nós temos algumas situações que o município adquire produtos de agricultura familiar de associação de outros municípios da região. Acho que se nós implementarmos, dentro da nossa Secretaria de Agricultura e Pecuária, esses programas para ajudar os pequenos pecuaristas, os pequenos agricultores, implementando uma capacitação eficiente para aqueles jovens que queiram estar desenvolvendo a parte industrial, como vai chegar a termoelétrica, nós estaremos, assim, fazendo com que a nossa população tenha uma qualidade de vida e de renda melhor.
Que setores exigirão um empenho maior da sua administração? Por quê?
A capacitação e a implementação dos programas para os pequenos agricultores, pecuaristas, e também para agricultura familiar. Diversificando essa produção, através de implementação de programas para outras fontes de renda, criadas junto com essas associações, orientando para que eles possam destinar corretamente aquela produção. Então, é um objetivo muito grande nosso de implementar essas ações na área de desenvolvimento. Temos também uma das metas fundamentais, a fomentação do turismo na nossa cidade. Queluzito tem um imenso potencial turístico. Então, pretendemos criar rotas para os ciclistas, para caminhadas, para os motociclistas. Vamos nos empenhar, dentro da nossa estrutura, para que o turismo seja um carro chefe na nossa região. O projeto “Floresta Encantada” busca valorizar as nossas riquezas naturais e criar trilhas ecológicas. Vários grupos de ciclistas partem de cidades e região e percorrem o município, então vamos dar estrutura para que esse pessoal seja bem acolhido e tenha um roteiro direcionado, agregando valor à produção local da agricultura familiar. Além de feiras destinadas à gastronomia e à venda de produtos oriundos da agricultura familiar do município, artesanato e comidas típicas.
Qual é a base da economia da cidade?
O que será feito para fomentar esse setor? A base da nossa economia é movida através de pequenos pecuaristas. Nós aqui somos uma bacia leiteira, então a nossa maior economia advém da produção do leite. E para isso, nós vamos estar estruturando uma Secretaria de Agricultura e Pecuária, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, com estrutura para dar sustentabilidade a essa atividade e todas as outras que nós temos no nosso plano de governo.
Que outras atividades são promissoras e podem ser melhor exploradas para gerar emprego e renda?
Realmente, é a agricultura familiar. A implementação das rotas turísticas, porque com a implementação dessas rotas de caminhada, de ciclismo, de cavalgada, todas as situações que nós vamos criar, essas pessoas poderão estar passando por determinados produtores, visitando pessoas que tem alguma produção de artesanato ou de comida típica, passando por esses caminhos. E também, trazendo esse pessoal para que participem das nossas feiras, que nós vamos implementar para que eles tenham como estar disponibilizando os produtos que ali serão produzidos. Então, para mim é muito importante que, toda a nossa população se envolva nesse grande projeto de melhoramento de renda. A partir do momento que nós dermos condições de sustento, que oferecermos programas, cursos, capacitações, que a população se envolver e passar a ter a visão de que isso pode fazer com que eles tenham uma melhor qualidade de vida, de renda, então eu tenho certeza que estaremos atingindo nosso objetivo. Hoje, nós temos uma demanda de emprego e de renda no município muito grande. Então, temos que aproveitar esse momento, esse momento que é muito propício para o desenvolvimento industrial que está chegando através da termoelétrica e de outras empresas, que nós temos interesse que venham. E, consequentemente, dentro das outras secretarias, estaremos ampliando e melhorando a qualidade de atendimento na área da saúde, assistência social, habitação. Tudo feito com muita responsabilidade e transparência.
Como tem sido a relação com a Câmara?
No nosso pleito, em novembro de 2020, nós fizemos uma aliança que se mostrou muito expressiva e isso nos proporcionou que tivéssemos dentro da Câmara uma relação muito cordial, de apoio, de responsabilidade. Nós, como Executivo, contamos com o apoio, porque vamos estar enviando projetos e trabalhando com muita responsabilidade e transparência. Estamos aqui para trabalhar junto com eles, dando todo apoio também aos nossos vereadores, à Câmara e com certeza, dentro do que estamos esperando para o município, nós vamos ter muito trabalho. Se Deus quiser vamos desenvolver inúmeros projetos e com muita responsabilidade.
O que os moradores podem esperar da sua administração?
Muita responsabilidade. Podem ter certeza, que eu, Danilo, um filho de Queluzito, que hoje recebeu a confiança de todos que aqui nos colocaram, eu vou trabalhar com muita responsabilidade, desenvolvendo os projetos, para melhorar a qualidade de vida de todo o nosso povo. Temos também a responsabilidade de devolver a todos esse voto de confiança independentemente de partido político. Nós estamos aqui desde 1º de janeiro, como um servidor público, para atender a todos de uma forma igualitária, responsável e transparente.
Haverá um canal aberto para a comunicação com a imprensa?
E com a comunidade? Hoje nós já temos algumas situações institucionais do município, como Facebook e o site da prefeitura. Teremos dentro do município alguém da área para fazer essa parte de divulgação dos atos e todas as ações que serão desenvolvidas no município. Já estamos trabalhando dessa forma. Nós estamos passando por uma crise desta pandemia, divulgando para todos do município os boletins oficiais. Então, vamos estar sempre divulgando para todos os nossos munícipes as ações que serão desenvolvidas no nosso município. Temos essa responsabilidade e esse dever de estarmos abertos de uma forma transparente para toda a imprensa.
Suas considerações.
Quero parabenizar vocês pela iniciativa, de estar fazendo esse trabalho em toda a região, com os prefeitos eleitos e reeleitos. Tenho certeza de que vai ser de grande importância para que os nossos munícipes, que o nosso povo, tenha um pouco de conhecimento dos projetos e da transparência que eu tenho certeza de que todos vão estar passando para toda a região. Agradeço vocês pela oportunidade.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Frances Elen, no dia 03/02/2021 - 10:01