Igreja Matriz de Santo Antônio de Calambau é o cartão postal da cidade, feita em um estilo arquitetônico neogótico
O especial “Desbravando o Paraopeba” se encaminha para a décima sexta semana, viajando 89km até Presidente Bernardes para conversar com o prefeito Olívio Quintão Vidigal Neto (PSBD). Ele, que já está no seu terceiro mandato (2001-2004 / 2005-2008 / 2021-2024), pretende deixar a cidade ainda melhor com investimentos em turismo e fortalecimento do produtor rural. Nos primeiros 100 dias, a gestão colocou o setor de saúde como prioridade no controle da pandemia e na contratação de especialistas para melhor atender a população. Esse material foi realizado em parceria entre Jornal CORREIO, CORREIO Online e Estrada Real FM. Confira a entrevista completa, com exclusividade para o Jornal CORREIO.
Quais foram os desafios nesses 100 primeiros dias de governo e qual balanço pode ser feito desse período?
Em primeiro lugar, colocar a casa em ordem. Recebi a prefeitura com mais de 1.400.000 reais em dívidas, funcionários sem receber o mês de dezembro de 2020, máquinas e veículos totalmente sucateados, estradas praticamente intransitáveis.
O que estava nos planos e já foi executado? O que ainda precisa ser feito?
Com muito trabalho e determinação estamos aos poucos resolvendo as prioridades. Pagamos o salário do mês de dezembro de 2020 aos funcionários e colocamos os pagamentos em dia. Conseguimos junto ao DER a recuperação da estrada que liga Presidente Bernardes a Piranga e está sendo feito um tapa-buraco emergencial, dando condições de tráfego, já que a única linha de ônibus que tínhamos paralisou as atividades devido ao péssimo estado da estrada. Estamos dando total apoio ao Hospital Municipal Santo Antônio. Através da Secretaria Municipal de Saúde estamos contratando especialistas para atendimento à população. Até então, não tínhamos: cardiologista, pediatra, ginecologista e ultrassonografista. Vamos oferecer um atendimento de qualidade a nossa população.
Quais são as metas para curto, médio e longo prazos?
Primeiramente, recuperar as estradas rurais, promovendo bateção, patrolamento e cascalhamento das mesmas, dando total apoio ao produtor rural. Reforma das praças públicas, recuperação de vias, entre outras obras que com certeza trarão grandes benefícios ao nosso povo.
Que setores estão exigindo um empenho maior da sua administração? Por quê?
A área da saúde sempre terá nosso apoio incondicional. Temos no município o Hospital Municipal com atendimento 24 horas, além de fazermos o transporte diário de pacientes, principalmente para Ubá. Transporte de pacientes para realização de hemodiálise em Viçosa e pacientes em tratamento oncológico em Muriaé. A nossa Secretaria de Saúde também está vigilante no combate ao coronavírus no município. Outro setor que tem nos exigido muito é o Departamento de Obras, pois, como já disse, nossas estradas rurais estão em péssimas condições e aos poucos já começamos a recuperá-las.
Qual é a base da economia da cidade? O que será feito para fomentar esse setor?
Nosso município tem como fomento da sua economia a agricultura e a pecuária. Já estamos com projetos para essas áreas em parcerias com a Emater. Precisamos criar condições para que o nosso produtor rural possa aumentar sua produção e consequentemente sua renda. Vamos melhorar as estradas, aprimorar a genética do gado de corte e leiteiro, com acompanhamento veterinário, entre outros.
Que outras atividades são promissoras e podem ser melhor exploradas para gerar emprego e renda?
Uma área que podemos explorar para melhorar a economia é o turismo. Nosso município tem um potencial muito grande. Vamos explorar o turismo rural e religioso, além de promover eventos esportivos como caminhadas ecológicas, passeios ciclísticos, visitas a fazendas antigas e fabricantes de cachaças. Assim que a pandemia acabar, voltaremos com nossos tradicionais eventos, como a Festa da Cana e Festa da Gastronomia, que já fazem parte do nosso calendário turístico.
A cidade estuda a possibilidade de realizar algum concurso público? Em caso positivo, há algum planejamento de quando isso deve acontecer?
Estamos fazendo um estudo no quadro de funcionários do município. Acreditamos que no próximo ano teremos condições de realizar um concurso público, para preenchimento das vagas que estão ocupadas por servidores contratados.
Como a pandemia tem afetado a sua cidade?
Temos uma população de mais de 5.000 habitantes, infelizmente a Covid-19 já fez seis vítimas fatais (até o fechamento desta matéria). Temos dado total apoio à nossa população através da Secretaria de Saúde, vigilância epidemiológica e vigilância sanitária. As vacinas já estão acontecendo, com 20% da população vacinada. Estamos trabalhando dentro da realidade em que estamos vivendo, priorizando o atendimento à saúde.
É possível que, nos próximos meses, as aulas presenciais sejam retomadas. A rede municipal está preparada? Como?
Estamos aguardando orientações do comitê estadual da Covid-19, pois nosso município faz parte do Minas Consciente e assim segue as orientações. Mas a nossa Secretaria Municipal de Educação está acompanhando de perto todas as decisões tomadas em relação à volta das aulas presenciais, estando nossos profissionais da educação preparados para o início das atividades presenciais, assim que for determinado.
Suas considerações
Primeiramente, agradecer a Deus por esses 120 dias de trabalho frente ao município, à população que pela terceira vez confiou em mim essa missão. Encontramos muitas dificuldades, mas aos poucos, vamos colocando a casa em ordem. Espero que no final do meu mandato eu tenha conseguido cumprir o meu plano de governo e possa entregar ao povo de Presidente Bernardes um município melhor para se viver.
Após receber uma prefeitura em dívidas, gestão se esforça para pagar salários e realizar obras
Conheça Presidente Bernardes
Presidente Bernardes é um município mineiro, com pouco mais de cinco mil habitantes, localizado a 89km de Lafaiete. Sua origem remonta à época da exploração do ouro, no século XVIII, quando bandeirantes paulistas chegaram na região em busca de riquezas.
O cartão postal da cidade é a Igreja Matriz de Santo Antônio de Calambau, que se destaca pelo estilo neogótico da construção, situada na praça Cônego Lopes, que abriga o “Jardim JK”. Como o próprio nome já diz, foi feito em homenagem ao presidente Juscelino Kubstchek, que esteve na cidade para a inauguração em 1962. O município abriga, ainda, muitas cachoeiras e fazendas coloniais abertas para visitação.
Leia as outras matérias do projeto Desbravando o Alto Paraopeba
Os desafios dos 100 primeiros dias da nova gestão em Piranga
Governança e tecnologia: novos rumos para Ouro Branco
Congonhas quer retomar potencial turístico e depender menos da mineração
Investimentos em turismo e agricultura familiar prometem a chegada de uma nova era em Queluzito
Prefeito de Rio Espera quer dar “uma cara nova à cidade”
Senhora de Oliveira busca inovação tecnológica e melhorias na Saúde e Educação
Itaverava quer transformar BR-482 em rodovia da gastronomia regional
Com muita vontade de trabalhar e determinação, Fábio Dutra assume a prefeitura de Caranaíba
Nova gestão em São Brás foca em gerar oportunidades para a população
Trabalho que continua em Jeceaba: nova gestão pretende terminar o que começou
Entre Rios de Minas investe no produtor rural para fortalecer agricultura familiar
Acompanhe na próxima edição do Jornal CORREIO a entrevista com o prefeito eleito de Cristiano Otoni, Carlos Vieira (PP).
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Frances Elen, no dia 19/05/2021 - 17:04