Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 16° Agora: 21° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,813 Euro agora: R$ 6,053
Cultura


Hoje é o Dia da Cachaça Mineira




Fotos: Diego Vargas / Seapa

Este domingo, 21 de maio, é o Dia da Cachaça Mineira. Mais do que uma atividade econômica, produzir o destilado é parte da vida e memória dos mineiros. A fabricação em alambiques é, inclusive, declarada como patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais por lei estadual de 2007.

Em nossa região diversas cidades se destacam na produção do destilado, como: Rio Espera, com seis estabelecimentos produtores, e Lamim, com cinco. Presidente Bernardes e Itaverava também possuem alambiques.

Para celebrar a tradição, a paixão e o trabalho dos produtores da bebida genuinamente brasileira, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), lança o primeiro de seis episódios da série “Preciosas - Cachaças de Minas”. A veiculação do conteúdo terá periodicidade semanal, via redes sociais e canal da pasta no YouTube

Cachaça em Minas

Minas é o maior produtor nacional de cachaça de alambique do país, com mais de 350 cachaçarias e quase 1.800 marcas. De cada três cidades que possuem estabelecimentos registrados no país, uma é mineira. Segundo o Anuário da Cachaça 2021, publicado pelo Ministério da Agricultura em outubro de 2022.

Das dez cidades que encabeçam o ranking de produtoras da bebida no Brasil, metade é mineira. Dentre todas elas, destaca-se Salinas, com 16 cachaçarias. Não à toa, a localidade foi reconhecida pelo Governo Federal, em 2018, como a Capital Nacional da Cachaça, e com o selo de Indicação Geográfica, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, em 2012.

Cidades da região

O Jornal CORREIO já publicou diversas matérias sobre as cidades que são conhecidas pela produção da cachaça, na série Desbravando o Alto Paraopeba. Leia mais sobre o assunto, clicando nos links abaixo.

Con informações da Agência Minas 




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Frances Elen, no dia 21/05/2023 - 13:20


Comente esta Notícia