Presidente Bernardes é um município novo, mas recheado de histórias. Sua nomeação como cidade remonta à segunda metade do século XX, contudo, a região já era habitada há muito tempo. Os primeiros moradores foram os índios botocudos, que batizaram aquela terra como “calambau”, que significa “lugar onde o rio faz curvas e o mato é ralo”.
Com pouco mais de 5 mil habitantes, um dos destaques é a fabricação da famosa cachaça mineira e a produção do mel, que garante o destaque como referência nacional. A fabricação da cachaça é feita desde o século XIX em fazendas centenárias na zona rural, entre elas a Fazenda Água Limpa, alambique de maior tradição em Presidente Bernardes.
O secretário de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo, Dante Vidigal, destaca alguns pontos turísticos importantes: “A Igreja Matriz de Santo Antônio é uma obra criada na década de 50 pelo Padre Grossi, pároco da época, com projeto de Rafael Juliano e pintura de Ramon Domingos Garcia. A igreja possui mais de 50 vitrais em estilo neogótico”.
A construção é um dos cartões-postais da cidade e se destaca pelo estilo diferenciado de sua fachada. Localizada na praça Cônego Lopes, a Matriz ocupa uma área de mais de mil metros quadrados, compondo o conjunto arquitetônico urbano com os casarões. Feita em estilo neogótico, possui duas torres, vitrais e bordas dos telhados. Em seu interior guarda a beleza de pinturas no teto, colunas e arcos feitas pelo pintor espanhol Ramon Domingos Garcia.
Um dos locais mais visitados é o Morro de Cruzeiro, com 875 metros de altitude. De lá, o visitante consegue ver o Pico do Itacolomi, em Ouro Preto. Segundo Dante, a prefeitura pretende construir um mirante no local para alavancar ainda mais o turismo. No quesito belezas naturais, a cidade não decepciona. Dante lista as cachoeiras mais conhecidas. “Localizadas no rio Chopotó, temos a cachoeira do Fábio e do Zé Bento como as mais visitadas da região”, revela.
Para Dante, a atual gestão se preocupa em valorizar o turismo, tornando-o a principal fonte de crescimento e desenvolvimento regional. O clima acolhedor torna o município um bom lugar para se viver, com muitas atrações ao longo do ano. O carnaval, em fevereiro; o Festival de Cultura, Artesanato e Gastronomia, em maio; a famosa Festa da Cana em julho e o Festival da Cachaça em outubro preenchem a agenda dos moradores e turistas.
Leia mais sobre Presidente Bernardes no especial "Desbravando o Paraopeba"
Turismo, boas estradas e apoio ao produtor rural: as metas para Presidente Bernardes
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Mariana Carvalho, no dia 30/10/2021 - 07:36