Igreja da Piedade, a segunda maior de Minas Gerais, onde se encontra no altar-mor a imagem da Pietá escupida pelo mestre Aleijadinho
Localizada a 62km de Lafaiete, encontra-se Rio Espera, com pouco mais de cinco mil habitantes e 300 anos de história. Conhecida pela fabricação da tradicional cachaça mineira, possui vários alambiques tradicionais. O município também impressiona com as construções históricas, fazendas e a proximidade com a natureza.
Na última edição do especial Desbravando o Alto Paraopeba, falamos sobre a produção da cachaça mineira, uma iguaria muito tradicional do estado. Dentre os municípios da região, Rio Espera se destaca com seis estabelecimentos produtores, segundo o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac).
O primeiro a ser reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento foi o alambique Rio Mineiro, na localidade do Maracujá. A certificação de registro autoriza a produção, padronização e engarrafamento da aguardente.
Inaugurado em 1982 por Jesus Assis, a cachaçaria Rio Mineiro foi considerada, em 2016, como a melhor da região. O estabelecimento veio de um sonho antigo e se tornou o negócio da família. Atualmente, eles trabalham com mais de 10 produtos diferentes, além de cachaças envelhecidas em barris premium.
Rio Espera faz parte do Circuito Villas e Fazendas de Minas, além da Estrada Real. Sua origem remonta à época da exploração de ouro e já foi distrito de Piranga, Nossa Senhora da Piedade da Boa Esperança até chegar no nome atual, em 1911, quando se tornou município.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Mariana Carvalho, no dia 26/11/2022 - 10:00