Já parou para pensar se a recomendação do seu influenciador favorito é realmente sincera?
É importante saber que os influenciadores são obrigados a informar quando estão fazendo publicidade.
Por que isso é importante?
Pois o Código de Defesa do Consumidor exige transparência na publicidade.
Quando um influenciador divulga um produto ou serviço em troca de pagamento, ele deve deixar claro que é um conteúdo patrocinado.
Também devem informar sobre as consequências ou a nocividade do produto ou serviço que estão divulgando, sendo proibido a propaganda enganosa ou abusiva.
Isso ajuda ao consumidor identificar quando está vendo uma recomendação paga, e não uma opinião espontânea.
Assim, você pode escolher o que comprar com mais tranquilidade.
Garantindo que você tome decisões de compra mais conscientes e evita que seja enganado.
Como identificar?
Posts pagos devem ser sinalizados com hashtags como #publi ou #ad, ou até frases como "parceria paga" na legenda.
Essas indicações são obrigatórias para garantir que a publicidade não seja confundida com uma recomendação espontânea.
Ponto importante:
Muitos influenciadores descumprem a lei e não sinalizam as publicidades, então da próxima vez que ver um post de um influenciador, fique atento!
Ou seja, não pode aquela publicidade mascarada, em que o influenciador finge que uso o produto no dia a dia, mas está ganhando por isso ou fazendo permuta e não coloca que é publicidade!
Transparência é fundamental para uma relação justa entre marcas, influenciadores e consumidores.
Fique atento às sinalizações e proteja seus direitos como consumidor!
Dra. Maria Victória de Oliveira R. Nolasco
Advogada
OAB/MG 207.251
Contato: (31) 9 9431-5933
@mariavictorianolasco
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Dra. Maria Victória Nolasco, no dia 18/09/2024