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Dra. Maria Victória Nolasco


Influenciadores e transparência: A obrigatoriedade de indicar posts pagos como publicidade



 

Já parou para pensar se a recomendação do seu influenciador favorito é realmente sincera?

É importante saber que os influenciadores são obrigados a informar quando estão fazendo publicidade.

Por que isso é importante?

Pois o Código de Defesa do Consumidor exige transparência na publicidade.

Quando um influenciador divulga um produto ou serviço em troca de pagamento, ele deve deixar claro que é um conteúdo patrocinado.

Também devem informar sobre as consequências ou a nocividade do produto ou serviço que estão divulgando, sendo proibido a propaganda enganosa ou abusiva.

Isso ajuda ao consumidor identificar quando está vendo uma recomendação paga, e não uma opinião espontânea.

Assim, você pode escolher o que comprar com mais tranquilidade.

Garantindo que você tome decisões de compra mais conscientes e evita que seja enganado.

Como identificar?

Posts pagos devem ser sinalizados com hashtags como #publi ou #ad, ou até frases como "parceria paga" na legenda.

Essas indicações são obrigatórias para garantir que a publicidade não seja confundida com uma recomendação espontânea.

Ponto importante:

Muitos influenciadores descumprem a lei e não sinalizam as publicidades, então da próxima vez que ver um post de um influenciador, fique atento!

Ou seja, não pode aquela publicidade mascarada, em que o influenciador finge que uso o produto no dia a dia, mas está ganhando por isso ou fazendo permuta e não coloca que é publicidade!

Transparência é fundamental para uma relação justa entre marcas, influenciadores e consumidores.

Fique atento às sinalizações e proteja seus direitos como consumidor!

Dra. Maria Victória de Oliveira R. Nolasco

Advogada

OAB/MG 207.251

Contato: (31) 9 9431-5933

@mariavictorianolasco

[email protected]



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Escrito por Dra. Maria Victória Nolasco, no dia 18/09/2024

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Advog


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