É muito comum associarmos o uso do filtro solar aos dias mais quentes, não é mesmo?! Porém, o que muitas pessoas não sabem é que o uso do filtro solar também é essencial nos dias mais frios. Estudos indicam que cerca de 80% dos raios UV passam pelas nuvens, o que significa que, mesmo em dias nublados, nossa pele precisa de proteção. Então, no texto de hoje eu vou explicar um pouco mais sobre como o filtro solar pode auxiliar nos cuidados com a pele, ainda que nos dias mais frios.
O passo a passo da jornada de skincare é bem simples: limpeza, hidratação e proteção. Esses três passinhos diários são fundamentais, não importa o clima, e isso inclui o uso do filtro solar diariamente (até mesmo dentro de casa). A manutenção desse hábito é o que vai proteger sua pele da radiação emitida pelo sol, mais especificamente da radiação UVA.
Mas, o que é a radiação UVA e como ela impacta a nossa pele?
Apelidada de “aging” (“envelhecedora”, em tradução livre) pelos dermatologistas, ela está diretamente ligada ao envelhecimento precoce da pele por ter como principal função a liberação de radicais livres e o efeito de degradação do colágeno. Por isso, ela é a responsável pelo nosso efeito bronzeado no verão. Outro fato importante de termos em mente é que tanto a radiação UVA quanto a radiação UVB podem causar manchas e envelhecimento precoce, além de estarem associadas ao câncer de pele.
É que enquanto a radiação UVB é mais intensa nos raios solares entre 10h e 16h, a radiação UVA está presente durante todo o dia, em dias ensolarados e nublados. Além disso, ela também é capaz de ultrapassar diversas barreiras, como vidros e janelas. Manter a pele bem protegida hoje é o que vai garantir um envelhecimento saudável e a redução do aparecimento de rugas, manchas e marcas de expressão.
Uma dica boa para dar um up na rotina de skincare é combinar a Vitamina C ao protetor solar. Assim, você eleva a proteção contra o efeito do sol e otimiza a proteção contra os raios UV. Alguns testes demonstraram que, apesar de já serem incríveis sozinhos, o uso do protetor solar aliado à aplicação da Vitamina C, pode aumentar, e muito, os benefícios obtidos.
Independente da época do ano, a quantidade de produto aplicado deve ser sempre a mesma, afinal, a radiação UVA não muda. Por isso, sempre passe duas camadas bem generosas. O ideal é utilizar o máximo de protetor que sua pele conseguir tolerar. E a reaplicação é sempre a mesma: de duas em duas horas.
Espero que tenham gostado do texto dessa semana!
Um abraço e até a próxima semana!
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Nayara Costa, no dia 01/08/2024