O inverno é uma das épocas do ano em que as crianças são as mais afetadas pelo clima frio e seco, o que acarreta nas doenças respiratórias. Um dos aliados muito importante para prevenir as doenças respiratórios e virais é a lavagem nasal. E é justamente sobre isso que vou falar hoje: como realizar a lavagem correta das vias aéreas das crianças!
A lavagem diária, de três a quatro vezes por dia, é um método recomendado pelos profissionais de saúde que pode ajudar a prevenir as crises respiratórias nas crianças. Isso porque ela auxilia na remoção de secreções, micróbios e alérgenos existentes nas cavidades nasais e promove ainda a limpeza, fluidificação e descongestão nasal.
Listei algumas dicas para que você consiga fazer a higienização adequada dos pequenos:
Acalme a criança: busque explicar com leveza e com um ar de brincadeira, para que a rotina fique cada vez mais confortável.
Deixe um adulto fazer o procedimento: a lavagem deve ser feita por um adulto, por conta do manuseio com a solução líquida. É necessário inclinar levemente a cabeça da criança ao apertar a embalagem com a solução no nariz, passando de uma cavidade nasal para outra.
Não incline a cabeça da criança para trás: um ponto de atenção é não inclinar a cabeça do seu filho para trás, pois isso reduz o risco de fazê-lo engolir a solução ou de inalar o líquido. Se for preciso, deve-se ajustar o posicionamento da cabeça até que o soro entre por uma e saia pela outra narina.
Busque os materiais certos para a lavagem: ela deve ser realizada apenas com soro fisiológico morno e ou junto com um composto nasal adequado. Além disso existem seringas certas para serem inseridas nas vias aéreas sem que machuquem a criança.
Espero que você tenha gostado da coluna de hoje, um abraço e até a próxima!
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Nayara Costa, no dia 26/07/2024