A semente é um óvulo fecundado da planta, apresenta uma proteção externa denominado casca e, dentro, os micronutrientes que vão ser usados como substrato para a planta germinar.
Todas suas partes são de extrema importância. A casca é muito rica em fibras. No interior das sementes se encontram outras substâncias, como óleos, fitatos, vitaminas e minerais, que ofertam benefícios em sua ação antioxidante e podem ajudar no controle do colesterol, na prevenção do cálculo renal, na proteção do coração, na redução do risco de certos tipos de câncer, além de melhorar a qualidade da pele
Elas podem ser utilizadas em lanches, saladas, misturadas nas frutas, vitaminas e, ainda, como farinhas em receitas de muffins ou bolos.
Linhaça
Fonte de ômega-3 e ômega-6. Contém bom teor de proteina (21%), gordura (41%) e um mix de fibras dietéticas (28%) além de algumas vitaminas e minerais, sendo grande fonte de potássio e vitamina E. Auxilia no controle dos níveis de açúcar no sangue e menor acúmulo de gordura, ação anti-inflamatória, ajuda na perda de peso, protege o coração. "Contém fitoestrógenos (moléculas semelhantes ao hormônio estrogênio) diante disso é aconselhável seu uso por mulheres no período da menopausa, amenizando os sintomas",
Gergelim
Fonte de fibras alimentares (12%), proteína (17%) e lipídios (50%) o gergelim ajuda a tornar o intestino saudável e auxilia na diminuição dos níveis de colesterol. Além de possuir uma importante fonte de cálcio, sendo muito interessante para promoção de uma boa saúde óssea e dentária, atuando também na prevenção e tratamento de sintomas associados à TPM , são encontrados também sais e minerais, como fósforo, ferro, magnésio, manganês, cobre e zinco, e vitamina B1. Contribui ainda na redução do peso corporal, na melhora da imunidade. Tem ação anti-inflamatória.
Chia
Fonte de ômega-3, fibras, proteínas e antioxidantes. É rica em proteína (19%), gordura (40%) e fibras dietéticas (30%) e algumas vitaminas, como a B12. A fibra presente quando em contato com líquido se transformam em uma espécie de gel com a capacidade de retardar o esvaziamento gástrico, com isso a fome demora mais para aparecer; tem capacidade de melhorar os níveis de colesterol no sangue; tem papel interessante na prevenção do Diabetes tipo 2, pois deixa mais lenta a absorção de açúcar no sangue
Para hidratar, coloque 1 colher (de sopa) da semente em 50 ml de água por 20 a 30 min.
Semente de abóbora
Rica em proteínas (30%) e fibras (6%), além de vitamina E e sais minerais, como ferro, zinco, manganês, magnésio, fósforo, cobre e potássio. O magnésio em destaque é importantíssimo para o bom funcionamento do corpo como um todo, envolvido em muitas reações biológicas no organismo, está relacionado à melhora de dores de cabeça, nervosismo, depressão, ansiedade, insônia, hipertensão arterial, reduz a inflamação, auxilia na prevenção do Diabetes tipo 2 e a melhora da função intestinal.
Semente de girassol
Muito rica em antioxidantes, grande fonte de proteínas (26%) e fibras (11%), auxilia na melhora do nosso sistema imunológico. Fontes interessantes de selênio que melhora as funções da tireoide, possui atividade antiviral e antioxidante, ajuda a eliminar metais pesados e tóxicos do organismo. Contém também vitamina E, além de vitamina B6, ácido fólico, cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio e zinco e ácidos graxos que conferem potente ação antioxidante. Tem valor antimicrobiano, anti-inflamatório, anti-hipertensivo e cardioprotetor na medida em que reduz o mau colesterol.
Cabe ressaltar a importância da ingestão de água adequada, pois, nesse caso, as fibras podem, de fato, ajudar no funcionamento intestinal. E evitar as que já vêm salgadas.
Para agregar mais nutrientes em sua refeição, um mix de várias sementes pode ser consumido.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Graziele Mendes, no dia 18/03/2021
Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva
[email protected]
(31) 99880-2324