Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 17° Agora: 17° Sexta, 26 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,159 Euro agora: R$ 5,495
Graziele Mendes


A influência da cafeína como recurso ergogênico no exercício físico: sua ação e efeitos colaterais



A procura por melhores resultados nos esportes de alto rendimento é cada vez maior, desse modo várias estratégias são utilizadas para obter melhor performance. Os recursos ergogênicos são substâncias usadas na tentativa de aumentar a potência física, a força mental e a eficácia mecânica. Estes recursos podem ser de diferentes tipos, como mecânicos ou também denominados biomecânicos, psicológicos ou nutricionais. Se tratando dos recursos nutricionais, um dos utilizados é a cafeína, ela é uma substância de fácil acesso a população, presente em muitas bebidas e alimentos, além de ser ingerida através de suplementos em cápsula.
.

O consumo de cafeína tornou-se relevante antes da prática esportiva, com o intuito de adiar a fadiga. Os efeitos provocados pelo consumo de cafeína podem variar de pessoa para pessoa, de acordo com o peso e a regularidade a qual é consumida. A ação desse alimento no organismo atinge pico cerca de 15 a 120 minutos após o consumo. Estudos apontam que o efeito ergogênico da cafeína ocorre com ingestão de 100 a 420mg (aproximadamente duas xícaras de café), o que já é capaz de promover a lipólise, ação no metabolismo das gorduras, mobilizando o tecido adiposo dentro da célula e poupando glicose circulante. Outras evidencias cientificas identificaram que a cafeína pode agir no músculo esquelético, aumentando a sua capacidade de realizar exercícios de alta intensidade e curta duração, e também no aumento da força por retardar a fadiga muscular.

Atenção!, o consumo excessivo da cafeína pode causar desconforto, tremores, agitação, ansiedade, insônia, desidratação, dependência, dores de cabeça, irritabilidade. Entretanto, se administrada em doses certas, poderá promover uma melhora na eficiência do metabolismo durante a atividade física. Portanto, para obter o efeito desejado e não causar efeitos colaterais, é indispensável procurar um nutricionista para avaliar a dose correta de acordo com você e seu objetivo.

Serviço

Graziele das Graças T. Mendes

Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva.

Agende sua consulta (31) 99880-2324

Instagram: @nutricionistagrazielemendes



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Graziele Mendes, no dia 10/02/2020

Graziele das Graças T. Mendes


Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva

grazielemendes6@gmail.com
(31) 99880-2324



Comente esta Coluna