Tempo em Lafaiete: Hoje: 25° - 16° Agora: 17° Quinta, 18 de Abril de 2024 Dólar agora: R$ 5,242 Euro agora: R$ 5,562
Graziele Mendes


Inflamação: causa da obesidade e inúmeras doenças



A inflamação no nosso corpo é desencadeada por diversos fatores, tais como: estresse, alimentação inadequada, sedentarismo, poluentes ambientais, consumo de gordura saturada e trans, alimentos alergênicos, ativação do sistema imunológico e doenças.

O organismo inflamado gerado pela obesidade ou o excesso de peso podem predispor a várias desordens metabólicas como alterações nos hormônios do controle da saciedade, aumento do apetite, aumento do acúmulo de gordura, diminuição da perda de peso, aparecimento de desordens estéticas como celulite, acne, queda de cabelo, psoríase (doença inflamatória da pele) e ainda leva a danos no nosso DNA que podem ser passados para os nossos filhos. Além de proporciona maior vulnerabilidade para doenças como: aterosclerose, infarto, hipertensão, diabetes, câncer, depressão, entre outras.

Outro fator importante que desencadeia a inflamação são algumas substâncias que causam alterações hormonais. Essas estão presentes nos herbicidas, conservantes, corantes, aditivos químicos, metais pesados e estão em larga escala na nossa alimentação. Por causar mutações nas células geram alterações hormonais e inflamação.

 

Diante disso, a perda de peso vai além da restrição calórica, é preciso agregar alimentos chave na alimentação diária para que com isso ocorra a diminuição da inflamação. Sendo assim, o consumo de alimentos antioxidantes, alimentos com muitos nutrientes, vitaminas, minerais e fitoquímicos, prática de atividade física, modulação hormonal, diminuição do estresse e outros fatores contribuem para uma vida mais saudável. Tudo isto é relacionado com o que cada organismo necessita e como ele reage frente a tudo e para isso o plano alimentar deve ser realizado pelo nutricionista.

 

Cabe ressaltar alguns alimentos que auxiliam no processo anti-inflamatório:

1 – Ômega-3: gordura saudável importante para melhorar a atividade das células, é um poderoso anti-inflamatório, ajuda a modular os hormônios em desequilíbrio, aumentam o efeito protetor contra inflamação. Ele ainda tem outros inúmeros benefícios em várias doenças. Suas fontes são sardinha, atum, arenque, salmão, bacalhau, linhaça e abacate.

2 – Pimenta vermelha: para quem não é intolerante a mesma ela é uma poderosa ferramenta também.

3 – Gengibre: é um tempero alimentar com propriedades em melhorar diversas doenças, ação relevante na diminuição da inflamação.

4 – Curcumina: é o ativo do açafrão. Tem ação anticancerígena, anti-inflamatória e diversos estudos mostraram eficácia na melhora em muitas doenças.

5 – Romã: é uma fruta ainda pouco consumida, mas seus poderes são relevantes. Tem ação em diversas doenças e melhora muito a inflamação.

6 – Abacate: poderoso anti-inflamatório, antioxidante e ainda diminui o hormônio do estresse, o cortisol.

7 – Azeite extra virgem: o ideal é que tenha menos que 0,5% de acidez e em vidro escuro. Em quantidade controlada ajuda a perder peso, diminuir gordura abdominal e melhora inflamação.

8 – Chá verde: Contem efeito inibitório na expressão de genes causadores na inflamação e na limitação e na produção hepática de colesterol.

9- Canela: Estudos demostram a redução dos triglicerídeos e do colesterol LDL (ruim) quando realizado o consumo diário de 1-6 g

10 –Cacau: Associado aos mesmos efeitos da canela, e ainda esta correlacionado ao aumento do HDL (colesterol bom)

 

Serviço

Graziele das Graças T. Mendes

Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva.

Agende sua consulta (31) 99880-2324

Instagram: @nutricionistagrazielemendes

 



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Graziele Mendes, no dia 28/01/2020

Graziele das Graças T. Mendes


Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva

grazielemendes6@gmail.com
(31) 99880-2324



Comente esta Coluna