Foto: Mauro Dutra de Faria
Com 88 anos, Dom Raymundo ultrapassa o limite de idade estabelecido pelo Vaticano
O cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, natural de Capela Nova e arcebispo emérito de Aparecida (SP), não participará do conclave que escolherá o novo Papa, após o falecimento de Francisco, ocorrido na madrugada desta segunda-feira, dia 21. Com 88 anos, Dom Raymundo ultrapassa o limite de idade estabelecido pelo Vaticano para a participação com direito a voto.
Segundo as normas da Igreja Católica, apenas cardeais com menos de 80 anos no momento da morte do pontífice podem votar na eleição papal. Embora tecnicamente ainda possa ser eleito Papa, Dom Raymundo considera essa possibilidade extremamente improvável.
Mesmo sem direito a voto, o religioso mineiro embarca nesta quinta-feira, dia 24, para Roma, onde participará das cerimônias de despedida do Papa Francisco e das reuniões do Colégio dos Cardeais. Esses encontros antecedem o conclave e tratam de temas relevantes e urgentes da Igreja Católica.
Figura de destaque no episcopado brasileiro, Dom Raymundo mantém uma trajetória de décadas a serviço da Igreja e acompanha de perto os rumos da sucessão papal, mesmo fora da votação oficial.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 22/04/2025 - 10:07