Foto: Vaticano/Agência Brasil
A morte do Papa Francisco marca o fim de um pontificado iniciado em 2013
O Vaticano confirmou, nesta segunda-feira, 21 de abril, que a causa da morte do Papa Francisco, aos 88 anos, foi em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e colapso cardiovascular. O boletim médico divulgado nesta manhã informa que o Pontífice entrou em coma irreversível antes do óbito, constatado às 7h35 (horário local), ou 2h35 da madrugada no horário de Brasília. O atestado de óbito foi assinado pelo professor Andrea Arcangeli, diretor da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano. Segundo o documento, o falecimento foi registrado por meio de eletrocardiotanatografia, método que determina com precisão o momento da parada cardíaca.
Francisco, nascido Jorge Mario Bergoglio, apresentava um quadro clínico delicado nos últimos meses, com histórico de insuficiência respiratória aguda, pneumonia multimicrobiana bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão arterial e diabetes tipo 2. O agravamento das condições nas últimas semanas levou a uma piora progressiva de seu estado de saúde.
Até o momento, a Santa Sé não divulgou informações sobre as cerimônias fúnebres nem sobre os procedimentos relacionados à sucessão papal. Mais detalhes devem ser anunciados nas próximas horas. A morte do Papa Francisco marca o fim de um pontificado iniciado em 2013 e caracterizado pela busca por uma Igreja mais próxima dos pobres, aberta ao diálogo e voltada para a justiça social.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 21/04/2025 - 18:14