Tempo em Lafaiete: Hoje: 32° - 18° Agora: 18° Quarta, 19 de Fevereiro de 2025 Dólar agora: R$ 5,689 Euro agora: R$ 5,942
Saúde


Ministério da Saúde amplia idade para receber vacina contra a dengue



Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil



A partir de agora, as vacinas contra a dengue que estiverem próximas do vencimento poderão ser aplicadas em pessoas fora da faixa etária definida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e também podem ser redistribuídas para municípios que ainda não receberam a vacinação. A medida foi anunciada em uma nota técnica divulgada nesta sexta-feira (14) e se aplica a todos os estados e ao Distrito Federal. A ação visa garantir que todas as doses adquiridas cheguem à população e ampliem a proteção contra a doença. As vacinas com validade de dois meses poderão ser realocadas para cidades ainda não atendidas ou aplicadas em faixas etárias ampliadas, abrangendo pessoas de 6 a 16 anos. Já as doses com validade de um mês poderão ser administradas até o limite etário indicado na bula, incluindo pessoas de 4 a 59 anos, 11 meses e 29 dias.
No SUS, a vacinação é voltada, principalmente, para jovens de 10 a 14 anos. O Ministério da Saúde alerta que a ampliação do público-alvo deve considerar a disponibilidade de doses e a situação epidemiológica local. Além disso, as unidades federativas precisam comunicar o Ministério sobre a aplicação dessa estratégia temporária.
Todas as doses administradas devem ser registradas na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) para garantir o acompanhamento completo da imunização, incluindo a segunda dose.
Em relação à cobertura vacinal, em 2024, foram enviadas 6,5 milhões de doses aos estados e municípios, mas apenas 3,8 milhões foram aplicadas. A situação é ainda mais preocupante entre os adolescentes: cerca de 1,3 milhão de jovens que iniciaram o esquema vacinal não retornaram para a segunda dose. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda que os estados e municípios intensifiquem a busca ativa para identificar e mobilizar essas pessoas.
O Brasil foi o primeiro país a oferecer a vacina contra a dengue no sistema público de saúde. A vacinação iniciou em fevereiro de 2024, em 315 municípios, e desde então foi expandida para 1.921 cidades, conforme dados do Ministério da Saúde. A vacina é destinada a pessoas de 10 a 14 anos que residem em locais prioritários, com base no cenário epidemiológico e nas decisões acordadas na Comissão Intergestores Tripartite (CIT).




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 15/02/2025 - 15:20


Comente esta Notícia