Foto: iStock/ Pinkypills
O preço das passagens aéreas, em 2025, assim como ocorreu nos anos anteriores, considerando a escala global, deve subir significativamente, permeado por uma série de variações também regionais. Essa previsão foi realizada pelo relatório anual Air Monitor 2025, da Amex GBT Consulting. Conforme os dados divulgados, esse novo aumento deve ocorrer em detrimento de uma série de fatores combinados, como aumento dos custos operacionais, tensões geopolíticas em todos os hemisférios, entre outros fenômenos. Deve ser por esse motivo que o mercado de milhas está despertando cada vez mais o interesse dos brasileiros. Conforme dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), relativos ao ano de 2023, os pontos (milhas) resgatados pelos brasileiros que participavam de algum tipo de programa de fidelidade cresceram 18,3%, em um comparativo com o ano de 2022.
Grande parte desse montante destinou-se, conforme levantamento, à aquisição de passagens aéreas, algo em torno de 75,9% no quarto trimestre de 2023. Em suma, as milhas aéreas são um tipo de saldo que é concedido pelas companhias aos seus usuários. Nesse sentido, ao cadastrar-se em um programa de milhas, a pessoa passa a ser bonificada cada vez que faz um voo por aquela determinada companhia ou compra algo usando um cartão de crédito ou débito. Desse modo, fatores como distância percorrida, classe de voo e valor da passagem influenciam diretamente na quantidade de milhas que o usuário receberá. Portanto, ao acumular esses pontos, é possível conseguir descontos nas passagens e, em casos específicos, até mesmo cobrir o valor integral da passagem aérea.
Mercado de milhas cresce no Brasil nos últimos anos
No Brasil, o mercado de fidelização encontra-se em constante expansão, visto que, no primeiro trimestre do ano passado (2024), atingiu um faturamento de R$ 5,2 bilhões. Os dados da ABEMF também demonstram que os consumidores trocaram 191,8 bilhões de pontos e milhas por uma série de serviços, produtos e passagens aéreas. Esses números também expressam-se no número de cadastros em programas de fidelidade, visto que os registros ultrapassaram 319,4 milhões de usuários. Ainda em conformidade com os dados divulgados pela ABEMF, a maioria dos clientes que participam de programa de fidelidade acumulou os benefícios por meio de compras realizadas no varejo, na indústria e em bancos, incluindo transações realizadas com cartão de crédito e débito. Esse processo ocorre porque os programas de fidelidade permitem acumular pontos ao realizar voos com determinadas companhias. Além disso, o uso de cartões de crédito vinculados a bancos também faz parte dessas parcerias, que permitem acumular pontos ao fazer compras usando esses meios de pagamento.
Outras formas de acumular esses pontos incluem compras feitas em sites parceiros, abastecimentos em postos de combustíveis e até mesmo a partir de reservas de hotéis. Portanto, o resgate vai variar conforme a demanda e a promoção vigente naquele determinado momento da efetivação da compra. Todavia, uma das principais dúvidas daqueles que pensam em adquirir um plano desse tipo costuma ser: quantas milhas para viajar?
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Sônia da Conceição Santos, no dia 11/02/2025 - 11:06