Foto: Arquivo Jornal CORREIO
Depois de enfrentar fortes chuvas nas últimas semanas, Conselheiro Lafaiete e outras cidades mineiras podem agora ser atingidas por uma intensa onda de calor. Segundo o Climatempo, todas as capitais do Sudeste brasileiro devem registrar temperaturas recordes ainda nesta semana, com valores que podem ficar de 5°C a 7°C acima da média para fevereiro.Em Lafaiete, Congonhas e Ouro Branco, as previsões indicam que os termômetros podem marcar até 32°C. O calor intenso acende um alerta para os cuidados com a saúde, especialmente com a hidratação.
Meteorologistas explicam que o aumento das temperaturas está relacionado a uma massa de ar seco que atua sobre a região. Esse fenômeno não apenas intensifica o calor durante o dia, mas também reduz a umidade relativa do ar, o que pode causar desconforto respiratório e fadiga.
Diante desse cenário, especialistas reforçam a necessidade de medidas preventivas. É essencial aumentar a ingestão de água, evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, usar roupas leves, aplicar protetor solar e procurar ambientes arejados para minimizar os impactos do calor excessivo.
Regiões afetadas
De acordo com a previsão meteorológica, a onda de calor deve atingir diversas localidades, incluindo o Vale do Paraíba, a Serra da Mantiqueira (entre São Paulo e Minas Gerais), o litoral norte paulista, a Zona da Mata Mineira, o Centro-Norte e o Leste de Minas Gerais, Belo Horizonte, o Rio de Janeiro, o Centro-Sul do Espírito Santo (incluindo Vitória), além de áreas do Nordeste, como o Centro-Norte da Bahia, o Leste do Piauí e o interior de Pernambuco.
Já capitais como São Paulo, Florianópolis, Curitiba, Brasília e Salvador não entram na classificação de onda de calor, mas também devem registrar temperaturas de 3°C a 5°C acima da média.
Calor e possibilidade de chuva
Apesar das altas temperaturas, a chuva deve continuar em algumas regiões ao longo da semana. Segundo o Climatempo, o excesso de umidade no país pode provocar pancadas isoladas de chuva, especialmente no Sudeste e em Goiás, resultado da combinação entre calor e umidade.
Diante desse quadro, a população deve ficar atenta às condições climáticas e tomar as precauções necessárias para enfrentar os próximos dias de calor intenso.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 11/02/2025 - 09:30