Fotos: Celio Santos
A estátua do escritor, um dos principais atrativos da praça, teve sua mão direita danificada
A Praça Bernardo Guimarães, inaugurada em Conselheiro Lafaiete no dia 13 de dezembro, foi alvo de vandalismo menos de um mês após sua abertura. Localizada na Rua Desembargador Daryell de Lima, nas proximidades do Supermercado Epa, a praça foi projetada pela administração municipal para homenagear o célebre escritor brasileiro, autor de "A Escrava Isaura". No entanto, a estátua do escritor, que é um dos principais atrativos do espaço, teve sua mão direita danificada e o livro em sua mão esquerda também sofreu depredação.
A inauguração do espaço, que foi um marco para a cidade, contou com a presença de autoridades locais, membros da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiete (ACLCL) e representantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A solenidade foi comemorada como um importante tributo à memória de Bernardo Guimarães e sua contribuição para a literatura brasileira. No entanto, a depredação do patrimônio público logo após a inauguração gerou consternação na comunidade.
Em nota oficial, a Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, por meio da Secretaria de Cultura, manifestou seu repúdio veemente aos atos de vandalismo contra a praça. A administração municipal informou que a materialidade do crime já foi coletada e encaminhada à Polícia Civil e ao Ministério Público de Minas Gerais para que sejam tomadas as providências legais cabíveis.
“A praça Bernardo Guimarães é um símbolo de nossa história e cultura, e não podemos permitir que tais atos de vandalismo fiquem impunes. Estamos tomando todas as medidas necessárias para reparar os danos e garantir que a segurança do espaço seja mantida”, afirmou.
Dentre as ações imediatas anunciadas, a adminidtração informou que acionará a empresa responsável pela obra para realizar os reparos necessários na estátua danificada. Além disso, será instalada uma vigilância permanente no local, e placas educativas serão colocadas na praça com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de preservar o patrimônio público.
A administração municipal reiterou seu compromisso com a segurança e a preservação de espaços públicos e destacou que os cidadãos podem contribuir com a segurança da cidade, denunciando qualquer ato de vandalismo aos canais oficiais da PC e do MPMG.
A prefeitura finalizou sua nota reforçando que juntos, autoridades e população, é possível construir uma cidade mais segura e protegida para todos. A população local aguarda que as medidas sejam eficazes para evitar novos incidentes e para garantir que a Praça Bernardo Guimarães continue sendo um símbolo de orgulho e respeito à história da cidade.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 02/01/2025 - 16:40