Tempo em Lafaiete: Hoje: 27° - 18° Agora: 18° Quinta, 09 de Janeiro de 2025 Dólar agora: R$ 6,105 Euro agora: R$ 6,281
Cultura


Ouro Branco: Academia de Letras dá as boas-vindas a novos membros e premia talentos literários



Foto: Divulgação


Oito novos membros tomaram posse de seus patronos na noite da sexta-feira, 27, em celebração solene à cultura de Ouro Branco


Teresa Andrade
Repórter


Às 19h dessa última sexta-feira, 27, foram oficializadas oito posses de novos membros da Academia de Ciências, Letras e Arte de Ouro Branco (ACLAOB), no hotel Verdes Mares (OB). O evento cultural contou com o prestígio de professores e profissionais da cidade, atrações literárias e audiovisuais, além de uma cerimônia emocionante de premiação dos talentos literários.A solenidade, realizada anualmente, foi regada de muita festa e reconhecimento do papel da Instituição na comunidade ourobranquense. Uma das atrações foi a apresentação do documentário "Entre Lares e Histórias: Um Olhar Sobre o Lar de Acolhimento Frederico Ozanan", dirigido por Ângela Magdá. A obra retrata a importância do trabalho da ACLAOB em valorizar a produção intelectual e artística local, e reflete a missão de acolher e ajudar pessoas do Lar Comunitário Frederico Ozanan, que abriga idosos de Ouro Branco e outras cidades.


O evento reservou, ainda, um momento especial para a certificação dos classificados nas categorias Nacional e Internacional do 7º Concurso Literário da Cidade de Ouro Branco. A escritora Thalia Gonçalves, de Mariana/MG, garantiu o 5º lugar na categoria Poesia Nacional, e compareceu para receber seu certificado de premiação em meio a carinhosos aplausos. O 7º Concurso, além de celebrar a literatura, fortalece o sentimento de pertencimento e orgulho dos ourobranquenses pela rica produção cultural da cidade.

Outra atração digna de aplausos foi o lançamento do livro "Diamante: a história de um caminho", de Flávio Leão. Ao compartilhar parte de sua trajetória literária, o escritor destacou a importância de se conhecer a Estrada Real como um elo entre o passado e o presente de Minas Gerais e do Brasil. Em sua obra, o autor convida o leitor a uma jornada pela Estrada Real, e revela a sua riqueza histórica, bem como sua importância para a identidade mineira.
Quem também compareceu e fez parte da mesa de honra do evento foi a professora Eliane Santiago, representando as instituições de ensino da cidade, e o vice-prefeito Celso Roberto Vaz, representando o poder executivo do município. A noite foi encerrada com um café interativo e muito enriquecimento cultural.

Confira os novos membros da ACLAOB e seus patronos:
Anaísa Teresa Rafael da Silva (cadeira 40, patrono Cesare Mansueto Giulio Lattes);
Antônio Carlos Neto (cadeira 29, patrono Oswald de Andrade);
Cássio Marcelo Leal e Silva (cadeira 14, patrono José Bernardino Reis);
Gláucia de Menezes Gonçalves Souza Paiva (cadeira 31, patronesse Nise Magalhães da Silveira);
Lauana Aparecida de Araújo Carvalho (cadeira 39, patrono Alberto Santos Dumont);
Priscila Fernanda Félix Faria (cadeira 38, patrono Roberto Francis Drummond);
Sergio Neves Wolp (cadeira 32, patronesse Maria José Dupré);
Thereza Cristina Bandoli Legg (cadeira 26, patrono Eduardo Tadao Takahashi).

A solenidade contou com discursos enriquecedores, premiações e atrações literárias e audiovisuais




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 02/01/2025 - 10:20


Comente esta Notícia