Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 16° Agora: 17° Quinta, 12 de Dezembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,955 Euro agora: R$ 6,250
Política


Otimista, Leandro Chagas quer colocar Lafaiete na rota do progresso

Prefeito eleito pensa em secretariado técnico e expõe prioridades, como infraestrutura e desenvolvimento



Foto: Edmilson Dutra


Em entrevista exclusiva ao Jornal CORREIO, o empresário, de 30 anos, falou sobre a transição e os planos para a administração

Um futuro de muitos desafios, mas também de novos projetos.  Assim pode ser resumida a expectativa de Leandro Chagas, a poucas semanas de assumir a cadeira de prefeito de Lafaiete. Em entrevista exclusiva ao Jornal CORREIO, o empresário, de 30 anos, falou sobre a transição e os planos para a administração municipal: “Esse momento de transição traz desafios significativos. Nosso principal objetivo, nos primeiros 100 dias, é entender as necessidades prioritárias e começar a implementar soluções. No serviço público não existe mágica ou soluções instantâneas. Precisamos estabelecer uma base sólida, para que os próximos passos sejam mais eficazes”, ressaltou.

Leandro também está empenhado em montar uma boa equipe: “Um dos maiores desafios será compor um secretariado eficiente, com pessoas certas nos lugares certos. O prefeito e o vice são eleitos, mas a administração é conduzida por uma equipe técnica e comprometida, atuando de forma integrada. Escolher essas pessoas é crucial para garantir que o município alcance o desempenho esperado. Entre nossas prioridades, está a saúde. Já há algumas ideias, como implementar a aferição de pressão arterial para todos que entrarem nos postos de saúde, pois as doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte. Atuando de forma preventiva, podemos melhorar muito a qualidade de vida da nossa população”, defendeu.

Outro setor que deve receber atenção especial é o de infraestrutura e mobilidade urbana: “Há bairros como Copacabana, Triângulo, Novo Horizonte e outros que necessitam de melhorias urgentes. No Novo Horizonte, identificamos problemas graves de alagamento, resultantes da liberação inadequada de loteamentos. Isso agora se tornou uma responsabilidade da Prefeitura; já estamos planejando intervenções. No Copacabana, há questões de pavimentação e saneamento, que também exigem ação imediata. A construção da trincheira entre Santa Matilde e Paulo VI também é urgente; queremos concluir essa obra nos primeiros anos da gestão. Também temos projetos para melhorar as vias alternativas, como a conclusão da avenida Manoel Martins, que ligará o bairro Ouro Verde ao Morro da Mina. Além disso, estamos empenhados em criar um acesso metropolitano, desviando o tráfego pesado de caminhões do centro da cidade”, enumerou.

Calcanhar de Aquiles da Prefeitura, o transporte público será outra prioridade: “Nosso contrato atual com a empresa responsável prevê melhorias, que precisam ser cumpridas. Estamos cobrando ônibus mais novos, maior disponibilidade de horários e atenção a rotas que atendem bairros como Rancho Novo e Quilombo. A coleta de lixo é outra demanda, que envolve empresa contratada. Estamos revisando todos os contratos e exigindo que as concessionárias ofereçam serviço de qualidade. Caso contrário, buscaremos outras empresas”, revelou.

Esporte, cultura e lazer também estão nos planos do futuro prefeito: “Lafaiete conta com diversas quadras esportivas, e queremos levar profissionais para ministrarem aulas nos finais de semana. Pretendemos ampliar iniciativas como as aulas de dança próximas ao CRAS. Além disso, vamos manter e ampliar os projetos culturais já existentes, como as bandas de congado e eventos como o FACE. Também vamos retomar o evento nacional da raça Campolina, que movimenta a economia local. Queremos transformar a ‘Semana do Desenvolvimento’ em um evento de alcance regional, fortalecendo o comércio local e expandindo nossas parcerias com municípios vizinhos”, adiantou.

O comércio, setor dos mais importantes em Lafaiete, contará com algumas ações específicas: “na ‘Casa da Juventude’, teremos cursos profissionalizantes. Vamos fortalecer iniciativas como o Natal de Luzes e eventos culturais, que estimulam a economia local ao atrair mais consumidores. Além disso, queremos firmar parcerias, de olho no desenvolvimento econômico e social, trabalhando em conjunto com outros municípios, como já acontece através do Consórcio Intermunicipal, que beneficia 30 cidades”, declarou o próximo prefeito.

Sobre o desenvolvimento econômico, Leandro Chagas mostrou-se otimista: “Receberemos empresas interessadas em investir aqui, destacando o potencial da nossa cidade. Temos planos ambiciosos, como criar um shopping para atrair mais consumidores e fortalecer o comércio local, além de expandir o distrito industrial e melhorar sua infraestrutura. Também queremos reativar o aeroporto. Tudo isso, sem negligenciar as questões sociais, criando projetos como asilos regionais e apoio a crianças atípicas e atendendo as pessoas em situação de vulnerabilidade, investindo em segurança pública e infraestrutura”.

Ao encerrar a entrevista, Leandro demonstrou sua satisfação em assumir a Prefeitura de Lafaiete: “É um grande desafio e uma honra. É fundamental manter o respeito em todas as relações, seja com aliados ou opositores. Esse foi o pilar durante a campanha e continuará sendo na gestão, que terá trabalho árduo. Assim como começamos com 1% nas pesquisas e alcançamos a vitória, cada cidadão pode alcançar seus objetivos, com determinação. Convido todos a caminharem juntos para melhorar nossa cidade. Conselheiro Lafaiete merece avançar e, com união, conseguiremos transformar sonhos em realidade”, afirmou.

Confira a entrevista completa:




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Rafaela Melo, no dia 02/12/2024 - 20:20


Comente esta Notícia