Golpes envolvendo cartões de crédito vêm se tornando cada vez mais comuns. De olho nessa realidade, a Polícia Militar de Minas Gerais lançou uma campanha contra os crimes cibernéticos. A iniciativa, chamada “Se der dúvida, é golpe”, busca instruir a população. De acordo com a PM, os bandidos utilizam várias artimanhas, como a técnica chamada “phishing”: “essa técnica consiste em criar páginas de sites que pareçam ser de empresas legítimas, podendo também ser criadas mensagens para envio pelo WhatsApp ou mensagens SMS. A vítima, acreditando ser idônea aquela mensagem, acessa a página e insere seu dados”, explica a PM.
Diante dessa situação, alguns cuidados são essenciais: nunca enviar fotos de seu cartão; não compartilhar senhas por meio de aplicativos de mensagens ou e-mails; não realizar pagamentos em maquininhas que estejam quebradas ou com baixa visibilidade no painel. Cuidado ao receber mensagens por meio de links desconhecidos. Na dúvida, não clique! Se receber e-mail com documento duvidoso, entre em contato com a empresa ou pessoa para confirmar a veracidade.
Se o golpe ocorrer, deve-se imediatamente entre em contato com o banco e com a operadora do cartão, através dos canais de comunicação virtuais, solicitando bloqueio do cartão e cancelamento dos pagamentos indevidos. Também é importante registrar um boletim de ocorrência e, dependendo da gravidade e do desenrolar da situação, um advogado especializado em direito bancário e fraudes bancárias deve ser acionado.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 03/11/2024 - 09:20