Foto: Pixabay
Em uma iniciativa voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher, o Governo Federal anunciou, nesta quinta-feira, 10 de outubro, uma parceria com o Google para facilitar o acesso ao Ligue 180, serviço de apoio às vítimas de violência doméstica. A novidade foi divulgada no Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher e faz parte das ações em andamento desde 2023 para fortalecer o serviço de atendimento às mulheres.
Agora, ao pesquisar termos relacionados à violência contra a mulher, como “ajuda violência contra mulher” e “ajuda violência doméstica”, o Google exibirá no topo dos resultados informações sobre o Ligue 180, um canal gratuito e coordenado pelo Ministério das Mulheres. A coordenadora-geral do Ligue 180, Ellen dos Santos Costa, destacou a importância dessa parceria para ampliar o acesso das vítimas a informações seguras e verificadas.
“Essa colaboração com o Google é um passo importante no enfrentamento à violência, garantindo que as mulheres encontrem rapidamente o suporte necessário”, afirmou Ellen Costa. Ela enfatizou que as informações que aparecem no topo das buscas são confiáveis, oferecendo um reforço na prevenção à violência e combate à desinformação.
Luisa Phebo, líder de Parcerias Estratégicas de Impacto Social do Google na América Latina, ressaltou que o objetivo da empresa é garantir que as vítimas de violência doméstica tenham acesso rápido ao apoio necessário. “Ajudar as vítimas a encontrar rapidamente um contato para suporte faz parte da nossa missão de tornar a informação universalmente acessível”, explicou.
O que é o Ligue 180?
O Ligue 180 é a Central de Atendimento à Mulher, um serviço gratuito que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo feriados. Além de oferecer informações sobre direitos e serviços, o canal recebe denúncias de violência contra mulheres e as encaminha para a rede de atendimento adequada.
Desde 2023, o Ligue 180 passou por diversas melhorias, como o lançamento de um atendimento exclusivo via WhatsApp e a criação do Painel Ligue 180, que fornece dados atualizados sobre os mais de 2,5 mil serviços disponíveis na Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência.
Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher
O dia 10 de outubro marca o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher. A data remonta a 1980, quando um grupo de mulheres se reuniu nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo para protestar contra o aumento dos crimes de gênero no país. Desde então, a data convida a sociedade brasileira a se mobilizar contra a violência de gênero e incentivar as vítimas a buscar apoio e orientação.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Nathália Coelho, no dia 13/10/2024 - 09:20