Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 16° Agora: 22° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,816 Euro agora: R$ 6,048
Política


Giuseppe Laporte propõe criação de cadastro de violência doméstica



Foto: divulgação


 

A crescente preocupação com a violência do­més­tica no Brasil tem gerado uma série de debates e ações em todo o país, e a cidade de Lafaiete não está imune a essa realidade. Na última semana, mais um triste episódio veio à tona, quando uma mulher foi brutalmente agredida, tendo seu rosto cortado pelo ex-companheiro. Para lidar com essa questão de forma mais eficiente e planejar políticas públicas adequadas, o vereador Giuseppe Laporte apresentou um projeto de lei, que propõe a criação de um Cadastro Único de Violência Doméstica (Cavid) no âmbito do município de Conselheiro Lafaiete. O projeto foi aprovado no dia 3 de outubro.

De acordo com o vereador, ideia é reunir todas as informações relacionadas às vítimas de violência doméstica provenientes de órgãos públicos federais, estaduais e municipais: “Esta lei busca simplificar o registro de casos, já que, atualmente, os dados relativos à violência doméstica são fragmentados e, muitas vezes, duplicados. Por exemplo, uma vítima que utiliza serviços de atendimento telefônico, como o 180, o 190, o 156 e o disque 100, muitas vezes também procura a Delegacia de Polícia para fazer uma representação, criando múltiplas entradas de dados, dificultando a obtenção de números reais”, argumenta.

Segundo defende Giuseppe Laporte, trata-se de um assunto de interesse local, dentro da competência municipal. “Nosso projeto está em conformidade com a Constituição Federal, que estabelece o dever do Estado de garantir a assistência à família e coibir a violência nas relações familiares. A proposta também segue os princípios da Lei Maria da Penha, no sentido de garantir os direitos humanos das mulheres e protegê-las de todas as formas de violência no ambiente doméstico e familiar”, pontua.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 21/10/2023 - 10:20


Comente esta Notícia