Fotos: Kampus Production/ilustrativa/Pexels/ divulgação
O clima quente pode impactar o organismo de diversas maneiras, desde a desidratação até a perda de apetite. Com a chegada do calor, é preciso ficar atento à alimentação para não causar danos para a saúde. Diante disso, é fundamental adaptar os hábitos alimentares e a rotina para assegurar o bem-estar.
Para ajudar nessa missão, a nutricionista Graziele Mendes, separou oito dicas de como conseguir manter uma boa alimentação. “Na nossa rotina diária, temos diversas responsabilidades, por isso muitas vezes não sobra tempo para praticarmos uma alimentação saudável. Mas acreditem: o simples funciona”, afirma Grazielle, listando algumas dicas. Confira:
1) Faça sua refeição devagar: Alimentar-se muito rápido faz com que comamos mais do que o essencial, além de gerar uma sensação de inchaço. Por isso, mastigue bem e saboreie a refeição.
2) Mantenha a hidratação: Não espere sentir sede para tomar água. Beba no mínimo dois litros de líquidos por dia, de preferência água, mas também pode ser água de coco, chá gelado e sucos naturais sem adição de açúcar. Dica de ouro: deixe sempre uma garrafinha de água na bolsa para facilitar o consumo. No caso de idosos que não tomam água por não sentir sabor, é válido adicionar frutas e preparar a água saborizada.
3) Reduza a ingestão de açúcar: procure degustar os alimentos com o sabor natural, sem adição de açúcar refinado.
4) Prefira os alimentos integrais: eles fornecem fibras e nutrientes que geram benefícios ao nosso organismo.
5) Consuma frutas todos os dias: as frutas são excelentes alimentos, pois são ricas em fibras, vitaminas, minerais propiciando saúde. Consuma, no mínimo, três porções por dia e, sempre que possível, varie a escolha das frutas. Esta valendo aquela fruta geladinha servidas em picolés ou sorvetes
6) Aposte em lanches saudáveis: quando saímos de casa as tentações começam a aparecer, pois é muito mais fácil encontrar um lanche industrializado do que algo saudável. No entanto, nesses dias mais corridos, opte por levar na bolsa um mix de castanhas, sanduíche natural ou frutas. Tenha organização, pois ela é a base.
7) Inclua legumes e verduras nas suas refeições: assim como as frutas, os legumes e as verduras são fontes de vitaminas e minerais e devem ser consumidos diariamente. Faça uma salada bem colorida e coma antes do prato principal, ou acrescente pelo menos ½ prato, em razão de que as fibras te ajudarão a sentir menos fome e comer menor quantidade dos outros alimentos.
8) Consuma sal com moderação para evitar retenção de líquidos e hipertensão, substitui por temperos naturais como cebolinha, alho, salsinha, louro,entre outros.
Para te ajudar a se refrescar no calor de forma saudável, a nutri preparou duas receitas especiais. Veja:
Sorvete de coco com frutas vermelhas
- 150 g de frutas vermelhas (framboesas e/ou amoras)
- 400 mL de leite de coco
- 1 copo de iogurte natural
- 1 colher de essência de baunilha
Em uma tigela, misture os ingredientes. Com um garfo, esmague levemente as frutas, deixando alguns pedaços maiores. Transfira para formas de sorvete e congele entre 8 e 12 horas.
Smoothie de frutas vermelhas
- 150 g de morango
- ½ xícara de framboesas congeladas
- 2/3 de iogurte natural
- 1/3 xícara de leite
- Gelo em cubos
Bata tudo no liquidificador.
Graziele das Graças T. Mendes
Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva
[email protected]
(31) 99880-2324
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Rafaela Melo, no dia 04/10/2023 - 15:47