Nas últimas semanas, o CORREIO Online tem acompanhado o embate entre a prefeitura e o Sindicato dos Servidores Públicos de Conselheiro Lafaiete (SINSERLAF). Os servidores reivindicam melhores condições de trabalho, aumento do vale refeição, piso salarial para educação, dentre outros tópicos abordados aqui.
Uma paralisação estava marcada para o dia 11 de agosto, seguido por operação tartaruga por tempo indeterminado. Porém, durante reunião com a prefeitura, a data foi adiada para tentar chegar a um acordo.
Durante reunião nesta terça-feira, dia 16, entre prefeito e um representante legal do SINSERLAF, as propostas para atender às demandas foram apresentadas. Segundo nota, enviada pela prefeitura, o auxílio alimentação foi reajustado para R$400,00, além de valor especial para servidores que trabalham fora da sede.
A nota oficial comenta que, mesmo assim, os servidores decidiram paralisar as atividades nesta quarta-feira, 17 de agosto. A prefeitura afirma não ver legitimidade na paralisação e que tomará medidas administrativas e judiciais cabíveis.
O presidente do SINSERLAF Valdney Alves, divulgou um vídeo no YouTube na segunda-feira, dia 15. Ele relata que a administração não apresentou uma nova proposta na data combinada, descumprindo o acordo feito em reunião da semana passada.
Paralisação nas escolas
Alguns leitores enviaram para o CORREIO Online quais escolas irão aderir à paralisação. Algumas mães não mandaram os filhos para as escolas nesta manhã.
1- Paraíso da Criança-Sagrado Coração de Jesus
2- Napoleão Reis
3- Jadir Pinto de Azevedo
4- Doriol Beato
5 José Aleixo
6- José castelloes
7- Profissional
8. Paraíso da criança/ Cachoeira
9- Marinho Fernandes
10-Caic
11- Nilce Moreira
12- Jair Noronha
13- Olavo Mendes
14-Julia Miranda
15-Remonta
16- Arnaldo Rodrigues Pereira
17 _ Proinfância
18- CEI Geraldo de Assis Zebrau/ JK
19- Escola Deputado Ely Franco Ribeiro
20. Escola Municipal Romeu Guimarães - Escolas Rurais.
Creches que vão aderir a paralisação:
1- Josepha de Melo
2 - Dona Glorinha
3- Dr. Rui Pena Caic
4- Monsenhor Antônio José Ferreira
5- Maria Dutra Franco
6- Geraldo de Assis Zebral
7- Augusta Paulina do Nascimento
8- Avelina Noronha
9- Gertrudes Cops
Confira a nota na íntegra:
"O Município de Conselheiro Lafaiete informa que na data de hoje, 16/08/2022, em reunião realizada entre o Prefeito e o representante legal do SINSERLAF, foi feita proposta de acordo, que contempla todas as demandas apresentadas pelo presidente do sindicato.
Em relação à principal demanda apresentada pelo SINSERLAF, ficou acordado entre as partes, o reajuste do vale-alimentação, para R$400,00 (quatrocentos reais), além de auxílio alimentação com valor diferenciado, para os servidores que se deslocarem para fora da sede do Município.
Foram apresentadas ainda, propostas sobre todas as demandas apresentadas pela entidade sindical, levando em conta a necessidade de uma gestão fazendária responsável e a capacidade do Município cumprir com a obrigação assumida. Foi feito ainda, compromisso de enviar as propostas à Câmara Municipal.
Contudo, causando surpresa a todos, apesar do Município de Conselheiro Lafaiete ter atendido às reinvindicações apresentadas pelo SINSERLAF, no final da tarde de hoje, o representante legal do sindicato informou que a paralisação agendada para a data de amanhã, 17/08/2022 permanece confirmada.
Desta forma, o Município informa à população que não vê legalidade na interrupção dos serviços públicos, nem na medida que o sindicato denominou ‘operação tartaruga’, motivo pelo qual, eventual paralisação, além de não ser razoável, não terá legitimidade.
Para manutenção dos serviços essenciais, a Prefeitura informa que tomará todas as medidas administrativas e judiciais cabíveis."
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Mariana Carvalho, no dia 17/08/2022 - 09:22