Conhecida pela hospitalidade e atrativos culturais, Capela Nova movimenta a região recebendo turistas em eventos conhecidos, como a Festa do Capelanovense e o tradicional carnaval. Localizada a apenas 48km de Lafaiete, a cidade possui quase cinco mil habitantes e se mantém principalmente pelo artesanato, registrado como patrimônio imaterial em 2011.
Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Ricardo Fonseca, o município passa por um momento delicado: “devido às chuvas e pandemia, a prefeitura tem trabalhado muito para dar suporte ao comércio local. Temos um calendário de eventos para realizar, mas pelas condições atuais está complicado tomar decisões. Estamos vivendo em um mundo de incertezas”.
Nos últimos meses, a gestão tem focado em atender o público jovem investindo em educação, biblioteca pública e aulas de música. “Compramos um ônibus e duas vans para atender os estudantes. Estamos adquirindo instrumentos musicais novas e informatizando a biblioteca”, relata Ricardo.
Outra novidade é a saída de Capela Nova do Circuito Villas e Fazendas e sua entrada no Circuito Nascente do Rio Doce, elaborado em 2013 com apoio financeiro da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais. Focado no turismo de aventura, contempla caminhadas, cicloturismo, cavalgadas e trilhas em municípios interligados.
De acordo com Ricardo, dentre os projetos para 2022 estão a reinauguração do estádio de futebol Zezeca Moreira e a construção do parque de exposições na cidade, um sonho antigo dos capelanovenses. “Contamos com a compreensão de todos, pois o momento ainda é delicado. A fé e o ideal hão de ser sempre as mais poderosas alavancas do progresso”, finaliza.
Acompanhe Capela Nova no especial "Desbravando o Paraopeba"
Capela Nova e os planos de apoio à agricultura
Capela Nova: conheça a terra do artesanato e das festividades culturais
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Postado por Mariana Carvalho, no dia 06/03/2022 - 18:00