Tempo em Lafaiete: Hoje: 23° - 14° Agora: 15° Domingo, 24 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,801 Euro agora: R$ 6,040
Região


Mais de 123 mil doses da vacina contra a Covid-19 já foram aplicadas em Congonhas




 

Com uma população total estimada, para 2021, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, de 55.836 habitantes, Congonhas já aplicou 123.183 mil doses de vacina contra a Covid-19 para seu público elegível, que atualmente começa a partir dos 05 de idade.

De acordo com relatório da Secretaria Municipal de Saúde de Congonhas, todas as doses recebidas do Ministério da Saúde já foram aplicadas, incluindo as de reforço, sendo que a maioria dos públicos por faixa etária recebeu mais de 95% dos imunizantes com 1ª e 2ª dose. A exceção é para a parcela de pessoas privadas de liberdade, agentes do sistema prisional e população de rua, pois há muita transferência de localidade. Porém, existem resíduos de pessoas que ainda não tomaram alguma ou todas as doses, por não acreditarem na eficácia das vacinas ou por negligência.

O público infantil vem recebendo, ainda, a 1ª dose e alguns já iniciaram a 2ª devido ao prazo indicado pelo fabricante. Porém, há grande preocupação para a faixa que vai de 05 a 18 anos de idade. Muitos responsáveis não levaram os menores de idade para se vacinar, sendo este o método mais seguro, de acordo com os especialistas, para garantir que, em caso de contaminação, a doença não evolua para quadros graves e que necessitem de internação.

No setor de Educação, há preocupação ainda maior, pois a Secretaria Municipal de Educação tem trabalhado, em esforço concentrado, para evitar que as unidades escolares tenham pessoas contaminadas ou, se detectado alguém sintomático, buscar atender ao protocolo de biossegurança, que atualmente é a 7ª versão elaborada pelo governo do estado de Minas Gerais.

Outra preocupação é quanto a pessoas que não estão buscando as doses de reforço. Campanhas de comunicação e de mutirão de vacina têm sido trabalhadas para resgatar a parte do público que já possui prazo para receber a dose. Vale lembrar que a pandemia ainda não acabou e há grande necessidade de se tomar todas as doses da vacina contra a Covid-19, evitar aglomerações, usar máscara facial cobrindo boca e nariz e higienizar constantemente as mãos com água e sabão ou utilizando-se álcool em 70%.




Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Postado por Nathália Coelho, no dia 05/03/2022 - 07:00


Comente esta Notícia