Fim do mundo
Depois de assumir a gestão dos 936,8 km da temível BR-040, em 12 de março de 2014, e começar a cobrar pedágio nas 11 praças, dia 30 de julho de 2015, eis que a concessionária Via 040 anuncia que não tem mais interesse em manter o contrato, que tem duração de 30 anos.
Que coisa
A causa do pedido de rompimento do contrato da Via 040, segundo apurou a coluna, é a operação Lava Jato, já que um dos acionistas do Consórcio Invepar, que administra a rodovia, é a empreiteira OAS, diretamente envolvida no propinoduto que se transformou o país.
Vade retro
Os diretores da Invepar alegam que estão tendo dificuldade de acesso a crédito do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) para executar as obras de duplicação previstas no contrato e que a demanda para o aumento do tráfego não se concretizou. Portanto, não possuem condições de continuar prestando os serviços. Dos 936,8 km da rodovia, apenas 73 foram duplicados.
Incompetência
Na verdade, a rapaziada que comandava as empreiteiras no Brasil, principalmente OAS, Odebrechet, Andrade Gutierrez, entre muitas outras, achava que as falcatruas iriam se perpetuar e que poderiam entrar e participar de tudo, inclusive de consórcios de rodovias, roubando, achincalhando o pobre coitado do cidadão. Não esperavam e nem acreditavam na chegada da Lava Jato, que detonou tudo, todos os esquemas e falcatruas. O resultado é que, agora, pelas linhas certas e corretas, como faz a maioria do povo brasileiro, ninguém consegue nada, muito menos crédito fácil.
Consequências
Quando entrou na licitação da BR-040, o Consórcio Invepar deveria ter avaliado e estudado os riscos da concessão para evitar uma devolução futura, que vai criar, certamente, mais transtornos para o já humilhado cidadão de bem. Essa decisão, que ainda depende do finado governo de Michel Temer, pode atrasar ainda mais a sonhada duplicação dos 66 km mais mortais da 040.
Cruzes
Portanto, caros leitores, nosso sonho de ver a BR-040 duplicada, principalmente o trecho de Lafaiete ao trevo de Ouro Preto, pode cair por terra e ficar apenas na expectativa. Tudo vai depender do finado governo Michel Temer, que pode sancionar ou vetar a Medida Provisória (MP) das Concessões. A regra permitiria o rompimento do contrato em caso de incapacidade de atender às obrigações assumidas. Com isso, ocorreria a relicitação. Se Temer vetar a MP, a Via 040 terá de ficar e cumprir os seus compromissos até o fim dos 30 anos de concessão. Caso contrário, ela sai e deixa essa bomba aí para nós, simples mortais.
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Escrito por Frei Tibúrcio, no dia 09/06/2017
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