Fundado em 1910 ? portanto, um dos clubes mais tradicionais do Brasil - o Guarany Sport Club vive a página mais triste de sua longa e vitoriosa história. Primeiro, sob a presidência do André Pena e, agora, na presidência do João Francisco de Souza (Ika), os torcedores têm observado a dilaceração do patrimônio. Vestiários, bar e a ?crista? da arquibancada foram demolidos. O gramado foi arrancado, juntamente com as traves e o alambrado. O clube já não tem representatividade nas disputas na Liga de Desportos.
Por último, em uma investida irresponsável da atual direção, foi feita uma parceria com o Itaúna para disputa do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão/2016 (equivalente a 3ª divisão do estadual) e já no primeiros jogos, o clube foi eliminado da competição por estar atuando com jogadores sem a devida inscrição junto à Federação Mineira de Futebol (FMF) e Confederação Brasileira de Futebol (CBF), causando ainda maior desgaste ao tradicional nome do ?Galo da Colina?.
Por lá, passaram muitos atletas, tidos como os melhores de suas épocas, inclusive o atual presidente Ika, que atuava na zaga. Nas diretorias e nas arquibancadas, autoridades sempre se faziam presentes. A galera comparecia em grande número. Fluminense, Atlético, Cruzeiro, América, Vasco, Tupy são apenas alguns nomes de clubes que tiveram a honra de serem convidados para as festividades de 7 de setembro, dia do aniversário do ?Vovô da Colina?, mas hoje, a maioria, senão todos os apaixonados, evitam passar próximo ao estádio Vista Alegre para não ?chorar?, tamanha desilusão no que se vê.
O mato tomou conta, o aspecto é de destruição, documentos rasgados e troféus jogados. Enfim, os poucos que têm coragem de ver lamentam se indignam, mas são poucos ? raros - os que se prontificam a fazer alguma coisa para evitar o desparecimento do ?Vovô?. Alguns, em que seriam depositadas esperanças de maior apoio, já avisaram que não irão ajudar.
Tricolores Ilustres
Diante desta situação, um grupo de ?tricolores ilustres?, ex-atletas e diretores, resolveu agir. ?Ouvimos muitas cobranças e lamentos de torcedores do Guarany e também de outros clubes, até de adversários da época tradicional e resolvemos promover reuniões para identificar a situação?, declarou Nelson Marinho. As reuniões começaram a acontecer no dia 29 de setembro de 2016. Dia 6 de outubro ocorreu a segunda, quando foi, então, levado ao conhecimento do presidente João Francisco, o Ika, que o grupo gostaria de ouví-lo. O comunicado foi feito ao Luiz Nascimento Lemos, o Ted, que compareceu à reunião seguinte, no dia 13, com a proposta de uma ?Gestão compartilhada?. O Ika não compareceu, e diante do fato, os ?Tricolores Ilustres? ouviram Ted e solicitaram, por seu intermédio, que o presidente João Ika fizesse um relatório da vida do clube e que este relatório fosse apresentado ao grupo. Na época, ouvimos o Ted e ele garantiu que, em 15 dias, seria feito um balanço sobre a arrecadação e aluguéis, definido o último contrato e que a documentação e o relatório seriam apresentado ao grupo.
Passaram outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e os ?Tricolores Ilustres? reuniram-se novamente no dia 7. Nesta reunião, foi definido que seria feita, então, uma convocação à Reportagem do Jornal CORREIO e da Rádio Cidade 98 FM para a reunião do dia 14, para que a população e os demais tricolores tomassem conhecimento da situação. Recentemente, um tricolor, tomado pela curiosidade, conseguiu entrar por um buraco (ou teria pulado o muro?) e, antes do rolar de lágrimas, fez algumas fotos, que foram passadas à nossa reportagem.
Atendendo ao chamado dos ?Ilustres Tricolores?, comparecemos à reunião e ouvimos o relato dos fatos, dos quais temos conhecimento, por acompanhar de perto o desenrolar da triste história do Guarany e fazer as devidas reportagens. Para Lalado, a situação está insuportável: ?Já se foram cinco reuniões. Chegou a hora de acionar o Ika, para que ele apresente esclarecimentos sobre a real situação do Guarany. Apesar da promessa do Ted, nenhuma providência foi tomada em trazer o relatório. Estou me sentindo enganado?.
Outro ilustre, Humbertinho Sá, não pôde comparecer, mas Fernando Faria mostrou sua indignação com dados: ?Aproveito para parabenizar a vocês pela presença. Sem a imprensa, o Guarany não vai conseguir nada. Nós precisamos reerguer o Guarany. O Ted veio aqui representando o presidente, falou que o Ika ia fazer o relatório. Perguntei a ele na reunião quanto ele pagava de aluguel da loja dele no prédio do Guarany e ele disse que era R$500. Perguntei quem era o tesoureiro e ele disse que não sabia. Ora, se ele paga aluguel, como não sabe quem é o tesoureiro? A coisa está muito pior do que se imagina! Tem que ser na Justiça. Promessa de quem não cumpre, não adianta?, reclamou Fernando.
Juntamente com o grupo, o ex-secretário e presidente Nelson Luiz Marinho fez questão de destacar que não tem a intenção de magoar a ninguém, mas que quer ver a recuperação do clube e de sua imagem. E apesar de sua tranquilidade e equilíbrio, ?já está saindo do sério?. ?Agradeço a sua presença. Estamos tentando, amistosamente, conhecer a situação para ver se o Guarany tem jeito. Mas a gente está vendo que não será possível. Só mesmo na Justiça! Nós queremos transparência? declarou o também ex-zagueiro.
Sobre a expectativa a partir daqui, Nelsinho salientou novamente a ?Justiça?. ?Após esta matéria, espero que haja uma mexida. O Ika tem que cumprir com o compromisso, até pela grandeza do cargo que ocupa, para que a gente tenha conhecimento das condições reais em que está o clube. A nossa intenção é a de resgatar o clube e colocar o Guarany no lugar onde ele merece. Até torcedores que, na época torciam contra, cobram da gente: ?vocês não vão fazer nada pelo Guarany?!?. Estamos tentando fazer, mas o Ika não cumpre o compromisso. Acho que só será possível na Justiça. Vamos esperá-lo. Basta ele agendar com a gente?, completou Marinho. Os caras estão conseguindo tirar o Nelsinho - o superequilibrado Nelsinho Marinho - do sério.
Nesta terça-feira, dia 21, às 19h30, os ?Tricolores Ilustres? se reunirão novamente, à espera do João Francisco, Ika, no escritório do Lalado, na avenida Monsenhor Moreira. E para você, leitor, será que o Ika vai cumprir o compromisso do cargo que ocupa? Ou vai continuar correndo da responsabilidade?
Da Redação
Se você tem interesse em fazer parte do grupo ?Tricolores Ilustres?, pode e quer colaborar com o resgate do Guarany, comunique; marque presença nas reuniões. No mínimo, sua decepção e sua indignação serão divididas com pessoas ?ilustres? do Tricolor da Colina. (Amauri Machado)
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Esporte, no dia 24/02/2017