Se abarrotar os alunos com aulas de matemática fosse a saída para a aprendizagem, as escolas brasileiras seriam experts nessa disciplina. Mas não é o que ocorre - pelo menos no ensino médio. Bem ao contrário, só 7,3% deles estão aprendendo matemática.
?O percentual de estudantes com aprendizado adequado no Brasil aumentou do ensino fundamental ao ensino médio, de acordo com dados divulgados hoje (18/01) pelo movimento Todos pela Educação. Persiste, no entanto, um gargalo em matemática, no terceiro ano do ensino médio. Ao deixar a escola, apenas 7,3% dos estudantes atingem níveis satisfatórios de aprendizado. O índice é menor que o da última divulgação, em 2013, quando essa parcela era 9,3%?, informa uma reportagem da Agência Brasil.
Na escola pública essa situação está pior. Apenas 3,6% dos alunos conseguem aprendizagem adequada na matéria na terceira série do ensino médio. Quer dizer que 96,4% deles fracassam. Como isso é possível, uma vez que estão abarrotados de aulas dessa disciplina? Aumentar a dose do remédio que não faz efeito não é a solução para curar a doença. Não dá para entender porque os diretores, coordenadores, corpo docente, pais e responsáveis não arregaçam as mangas para construírem outro tipo de escola.
?O Brasil não tem, oficialmente, uma definição clara do que deve ser aprendido em cada nível de ensino. O movimento Todos pela Educação estabelece metas para que em 2022, ano do bicentenário da independência do país, seja garantido a todas as crianças e jovens o direito à educação de qualidade. O movimento estabelece também metas intermediárias de aprendizado.? Honestamente, acho que estamos bem longe de realizar essa meta. Aliás, você já parou para pensar qual é o seu conceito sobre qualidade?
?Pelos critérios do movimento, apesar de ter apresentado nacionalmente um aumento no percentual de estudantes com aprendizado adequado, o país cumpriu apenas a meta estipulada para o português no 5º ano do ensino fundamental. A meta para a matemática no 3º ano era que 40,6% tivessem o aprendizado adequado.? É um absurdo pretender apenas essa porcentagem para um país de grandes potenciais como o nosso, na era da educação planetária, e com tanta facilidade de acesso a tanto conteúdo online de que dispomos hoje. Apesar disso tudo a escola continua a funcionar, fazendo de conta que não está sendo rejeitada. Nota baixa é recado e rejeição dos alunos pelo modelo de ensino. Dá vergonha concluir que estamos patinando em educação.
?De acordo com a definição do Todos pela Educação, o aprendizado adequado de matemática no ensino médio significa que os estudantes tiraram pelo menos 350 no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Isso os coloca no nível 5 de 10. São estudantes que conseguem pelo menos resolver equações, determinar a semelhança entre imagens e calcular, por exemplo, a divisão do lucro em relação a dois investimentos iniciais diferentes. ?É o mínimo adequado?, diz Priscila.
É um absurdo estarmos
nesse patamar. Autoridades interessadas mesmo em educação, teriam vergonha de
se contentar apenas com reformas de prédios e fornecimento de merenda, mantendo
discursos vazios na mídia durante uma gestão inteira. Porém muitos estão longe
de ter a honradez de implantar um processo revolucionário de desmonte e
reconstrução do processo de aprendizagem.
José Antônio dos Santos
Mestre pela UFSJ
Contato: [email protected]
Dados disponíveis em http://agenciabrasil. ebc.com.br/educacao/noticia/2017-01/matematica-apenas-73-aprendem-o-adequado-na-escola . Acesso aos 22/01/2017.