Este é o título de um livro. Sugiro que ele seja apresentado em reuniões pedagógicas do corpo docente em escolas de ensino médio de todas as redes. Eu sonho em receber notícias de que alguns livros que sugiro sejam comprados por diretores e que eles tenham conseguido que os professores as lessem, conversassem e debatessem o conteúdo delas em reuniões pedagógicas. Será que isso é impossível para um diretor? Seria sonho tão difícil de ser realizado? Se eu fosse diretor, faria isso. Creio que a escola começaria a mudar. Imagine, também, pais lendo e discutindo entre si um livro como o que vou apresentar a seguir? Veja que reflexão interessante.
"A chamada Terceira Revolução Industrial ou Revolução Informática provocou rupturas na organização social e política do mundo contemporâneo. Os avanços tecnológicos na área da informação e da comunicação têm provocado uma rápida superação dos conhecimentos e coloca para os educadores uma questão decisiva: para que serve a Educação, nesta sociedade, se forem mantidos o mesmo padrão de trabalho, os mesmos procedimentos docentes, os mesmos objetivos que foram definidos há cerca de 20 anos?
Esta pergunta é o ponto de partida para os educadores Eny Maia e Moaci Carneiro refletirem sobre as transformações necessárias ao ensino médio no Brasil contemporâneo, no livro "A Reforma do Ensino Médio em Questão", que foi escrito com base em questões apresentadas por professores em seminários sobre o tema promovidos pelas Secretarias de Educação dos Estados, em teleconferências produzidas pelo MEC e em demais oportunidades de debate de que ambos os autores participaram.
A expectativa de Maia e Carneiro é prosseguir o diálogo com os professores iniciados nessas ocasiões e a sinceridade de suas intenções se evidencia na sugestiva observação de Norberto Bobbio - "Dois monólogos não fazem um diálogo" - que os autores escolheram para epígrafe. Sem preocupação academicista, exceto a de ajudar a pensar, o livro "A Reforma do Ensino Médio em Questão" está organizado sob a forma de perguntas/respostas, agrupadas por temas.
Para selecioná-las, os autores consideraram não só os temas centrais para a compreensão da reforma, mas também os que se manifestaram em perguntas recorrentes, evidenciando a necessidade de aprofundar o debate ou de olhar a mesma questão sob diferentes pontos de vista. Entre outros temas de relevância evidente, encontram-se a reforma curricular, a implementação de reformas e a autonomia das escolas, a revisão de componentes socioculturais orientados por uma visão epistemológica que concilie humanismo e tecnologia.
O livro é indicado [...] para o professor do ensino médio que pretende se conscientizar e refletir sobre as dificuldades que encontra no cotidiano de seu trabalho numa escola que tem dificuldades de se adequar à realidade do mundo atual".
Acredito em livros
assim, por mais que as discussões tenham sido construídas por especialistas que
nunca tiveram experiência de sala de aula ou, se a tiveram, foi em outros
tempos, o que não serviria como referência para os desafios de hoje. Mas não é
o caso dessa obra, pois foi construída por dois escritores engajados na
educação.
José Antônio dos Santos
Mestre pela UFSJ
Contato: [email protected]
Fonte adaptada: <http://educacao.uol.com.br/resenhas/reforma-do-ensino-medio-em-questao.htm.> Acessado aos 25/09/2016
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Escrito por Educação, no dia 07/10/2016