Cada vez mais presente nas cozinhas conscientes, o aproveitamento integral dos alimentos tem ganhado destaque como forma de combater o desperdício e criar receitas deliciosas. Um exemplo saboroso e surpreendente é o bolo de casca de frutas, que une economia, saúde e sustentabilidade em uma única fatia.
A receita, além de prática, é uma excelente maneira de reaproveitar cascas de frutas como maçã, mamão, banana e pera, normalmente descartadas, mas ricas em fibras e nutrientes. O resultado é um bolo macio, saboroso e perfeito para o café da tarde ou o lanche das crianças.
Confira o passo a passo da receita:
Ingredientes:
3 xícaras de chá de cascas de frutas picadas (maçã, mamão, banana, pera, etc.)
1 xícara de chá de água
4 ovos
2 xícaras de chá de açúcar
2 colheres de sopa de margarina
3 xícaras de chá de farinha de trigo
2 colheres de sopa de fermento em pó
Margarina e farinha de trigo para untar a forma
Modo de preparo:
No liquidificador, bata as cascas de frutas com a água, os ovos, o açúcar e a margarina até obter uma mistura homogênea.
Despeje a mistura em uma tigela e acrescente a farinha de trigo aos poucos, mexendo bem.
Adicione o fermento em pó e misture delicadamente.
Unte uma forma com margarina e farinha de trigo, despeje a massa e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 40 minutos ou até dourar.
Além de deliciosa, essa receita promove a educação alimentar e mostra que é possível unir sabor e responsabilidade ambiental com criatividade e consciência. Experimente e descubra que sustentabilidade também pode ser sinônimo de sabor!
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Agostinha Assis, no dia 23/04/2025
Nascida em Conselheiro Lafaiete/MG, Agostinha Maria do Carmo Assis é técnica em nutrição, culinarista e consultora em culinária. Proprietária da Escola de Culinária Culinarte em Belo Horizonte, ela possui vasta experiência no setor, tendo atuado em empresas como Unilever, SESC-ASA, Fluxo Consultoria e Treinamentos, e Nestlé.
Agostinha fundou a Associação Mineira dos Profissionais de Culinária, onde ocupou o cargo de presidente. Ela também trabalhou no Projeto Nutrir, um programa de educação alimentar da Nestlé com o objetivo de combater a desnutrição no Brasil. Atualmente, Agostinha apresenta o programa "Água na Boca" na rádio Carijós.
Contato: (31) 99705-8263 - [email protected]