Você sabia que 25% das mulheres e 40% dos homens sofrem com a queda de cabelo, antes mesmo de chegar aos 40 anos? Infelizmente, após essa idade, o problema tende a se intensificar ainda mais. Por isso, na coluna de hoje vou explicar alguns dos principais motivos que provocam a queda capilar.
A queda de cabelo, normalmente, não é um sinal para nos preocuparmos, pois pode acontecer de forma completamente natural, sendo normal a perda de 60 a 100 fios de cabelo por dia, especialmente durante as épocas mais frias do ano, como outono e inverno. Mas, quando o volume de fios caindo ultrapassa esse limite, é preciso ficar atento, porque pode haver algo errado com nossa saúde capilar.
As principais causas da queda de cabelo são:
GENÉTICA: há um mito de que a genética materna é a responsável pela calvície, mas isso não é verdade. Se há casos no lado paterno da família, você corre perigo de herdar o problema também. Existindo dos dois lados, o fator de risco aumenta. Mesmo que seu pai e mãe tenham bastante cabelo, você não está 100% seguro, pois às vezes a calvície pode pular gerações.
NUTRICIONAL: outra causa comum da alopecia é o fator nutricional. Uma alimentação ruim pode gerar deficiência em certos nutrientes importantes, especialmente a ferritina, provocando um quadro de anemia. Isso vai fragilizar seu cabelo e, assim, ele vai cair mais rapidamente. Também existe a possibilidade de você comer bem e seu organismo não fazer uma boa absorção das vitaminas. Neste caso, o médico deve receitar suplemento oral.
HORMONAL: a alteração hormonal é outro elemento que pode provocar a alopecia. Ainda mais quando os hormônios afetados são os andrógenos, como a testosterona. Quando há um aumento repentino dessa substância em nosso organismo, a tendência é que haja queda de cabelo, seja em homens ou mulheres.
ESTRESSE: uma das principais causas de queda de cabelo é o excesso de estresse, tanto físico como mental.
COVID-19: a queda de cabelo pode também estar relacionada com a COVID-19. Nestes casos, a perda de cabelo normalmente é notada entre algumas semanas a 3 meses após a infecção. A queda de cabelo associada à COVID-19 é conhecida como eflúvio telógeno e parece acontecer devido ao acúmulo de substâncias inflamatórias no corpo, resultando em alterações no ciclo do cabelo. Apesar disso, é ainda mais provável que a queda de cabelo esteja também relacionada com o estresse, a ansiedade e/ ou a febre alta, que são comuns nos casos da doença.
FATORES EXTERNOS: o excesso de calor causado pelo secador, chapinha ou banho quente intensifica a queda dos fios de cabelo. Além disso, penteados com muita tração (como coque ou trança) são prejudiciais à saúde capilar. E, por fim, há a questão dos produtos. O uso de química em excesso pode causar danos severos aos fios. Mas, o extremo oposto também é perigoso. Se você tem cabelo oleoso e não usa um shampoo adequado a ele, os fios vão cair mais.
A boa notícia é que há solução para amenizar as quedas de cabelo, para isso é preciso fazer o acompanhamento correto junto a especialistas na área. Espero que você tenha gostado da coluna de hoje, um abraço e até a próxima!
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Nayara Costa, no dia 20/05/2024