Que coisa (1)
Infelizmente, a situação das grandes mineradoras e siderúrgicas da região do Alto Paraopeba é dramática. Para se ter uma pequena ideia do que está acontecendo, a Vale Manganês, que funciona há mais de 100 anos no bairro Morro da Mina (região nordeste), está parada desde o mês de dezembro de 2014, quando encerrou-se o contrato de fornecimento de energia. De lá para cá, o jurídico da empresa está tentando a todo custo renovar o documento para restabelecer o envio da energia e a consequente volta ao batente dos cerca de 150 funcionários da empresa.
Que coisa (2)
A Vale Manganês é a antiga e tradicionalíssima Companhia Mineira de Mineração, que já recebeu, entre muitos outros nomes, o título de Companhia Meridional e RDM. A expectativa é péssima entre os funcionários, já que há dois meses eles estavam de férias coletivas. As rotinas são serviço de manutenção e limpeza, o que é muito pouco para uma empresa preparada e acostumada a extrair o minério da terra.
Perigo
Além disso, empresas como a novíssima VSB, em Jeceaba, deve colocar a maioria de seus funcionários em férias coletivas já a partir de maio. Por outro lado, a coluna descobriu que a Ferrous, que planejava construir um mineroduto ligando nossa região ao Espírito Santo, e mantinha sua área de exploração às margens da BR 040, em Congonhas, pode decretar o fim de suas atividades. Uma pena.
Boas novas
Por outro lado, o alcaide Ivar de Almeida Cerqueira Neto reuniu a imprensa local na manhã de quinta-feira, dia 16, para anunciar que, apesar de estarmos em crise, ela não vai afetar o município de Lafaiete, ao contrário de Ouro Branco e Congonhas, por exemplo. De acordo com ele, uma comissão encarregada de acompanhar a crise, foi nomeada em outubro de 2014 e, desde então, vem acompanhando e administrando o abacaxi diariamente.
Aumento
Aliás, Ivar Cerqueira aproveitou a reunião com a imprensa para anunciar um aumento no vale-alimentação dos servidores municipais. Um projeto nesse sentido foi encaminhado à Câmara Municipal para discussão e aprovação dos vereadores.
Foguetinho
É preciso soltar um foguetinho de dez estalos para a rapaziada da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e a turma da Agropecuária, encarregadas de revitalizar o Mercado Municipal do Produtor, que funciona no bairro Carijós (região sudoeste). O local recebeu pintura nova, instalação elétrica e gravuras de alimentos nas paredes, além de luminárias estilizadas com a marca do campo. O clima mudou, assim como o humor de feirantes e clientes. Oremos.
E agora, PT?
Mesmo com seu tesoureiro, João Vaccari Neto, preso na Operação Lava-Jato, alguns dirigentes do outrora confiável Partido dos Trabalhadores (PT) continuam achando que tudo não passa de invenção da imprensa e intriga da Oposição. Em que país esse povo vive mesmo, caros leitores?
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Frei Tibúrcio, no dia 25/04/2015
-