O colágeno se tornou um dos suplementos mais requisitados pelas pessoas, especialmente pelas mulheres. De fato, ele ajuda a deixar a pele mais bonita e jovem, mas ele também auxilia em várias outras funções do nosso corpo.
É importante ter o máximo de conhecimento sobre algo que se deseja consumir. Por isso, na coluna de hoje, vou falar um pouco mais sobre o que é o colágeno e como ele age na nossa pele.
O colágeno é uma proteína encontrada em grande abundância no nosso corpo. Temos a capacidade de produzi-lo, mas, para isso, é necessário que haja “ingredientes” em abundância como, por exemplo, a vitamina C.
Há diversos tipos de colágeno — 27 para ser mais precisa — e cada um deles possui uma função em determinada parte do corpo. Mas, a maioria, serve para sustentação tecidual, ou seja, a elasticidade da pele.
Qual a função do colágeno?
O colágeno representa 25% de toda a proteína que pode ser encontrada no nosso organismo e isso é bastante coisa. É ele, também, o responsável por manter a aparência jovial.
Além dessa função, o colágeno também serve para:
· Prevenir desgastes articulares, muito comuns em atletas;
· Ajudar no tratamento de problemas como artrite e artrose;
· Ajudar no fortalecimento de ligamentos, tendões e cartilagens;
· Auxiliar na sustentação dos órgãos;
· Melhorar o aspecto da cicatrização de feridas e cortes na pele.
Como e quando começar a tomar colágeno?
O fato de o fabricarmos naturalmente não significa que não precisamos dos suplementos. Na verdade, a partir dos 30 anos, a produção dessa proteína diminui e a falta começa a ser percebida, principalmente na pele do rosto, que é mais sensível e fica mais exposta ao sol. Por isso, os suplementos podem ser bem úteis nessa fase da vida.
Se você já tem 30 anos, é hora de começar a repor o colágeno que o seu corpo não fabrica mais. Após os 50 anos, essa queda é acelerada — especialmente nas mulheres — por conta da queda hormonal causada pela menopausa.
Na verdade, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a partir dos 25 já é importante começar a analisar os níveis de colágeno no organismo e, assim, iniciar a suplementação.
Existem, basicamente, 2 tipos de colágeno: o hidrolisado e o não hidrolisado. A principal diferença é que o colágeno hidrolisado é mais fácil de ser absorvido pelo organismo, pois as fibras são menores e conseguem ser metabolizadas mais facilmente. Esse colágeno será utilizado em diversas partes do corpo e assim, tanto pele quanto articulações ganham com a suplementação da proteína. Isso reduz significativamente as chances de lesões futuras e você fica com o aspecto muito mais jovem.
Além do consumo de colágeno na forma de suplementos, você pode e deve tomar outros cuidados para manter a pele mais jovem. Um deles é usar sempre protetor solar, mesmo que esteja em casa.
Agora que você já sabe a função do colágeno, que tal começar a tomá-lo? É uma ótima forma de cuidar melhor da sua saúde!
Espero que vocês tenham gostado da coluna de hoje, um abraço e até semana que vem!
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Nayara Costa, no dia 07/04/2023