Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 18° Agora: 18° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,814 Euro agora: R$ 6,086
Nayara Costa


Cansaço mental: causas, sintomas e como prevenir



 

Realizar diversas tarefas e sentir-se cansado(a) no final do dia é normal. Isso acontece porque nosso corpo gasta energia constantemente. Mas, apesar desse cansaço ser uma manifestação normal do corpo, há um tipo de cansaço que não é normal: o cansaço mental que afeta cerca de 98% dos brasileiros. Por isso, na coluna de hoje, vou explicar um pouco melhor sobre o que é o cansaço mental e como preveni-lo.

Atualmente, vivemos em um ritmo bem acelerado de produção e interatividade, por isso, passamos por momentos de tensão, reinvenção e, claro, cansaço mental. Também conhecido como estafa mental, acontece quando o cérebro fica sobrecarregado devido ao excesso de informações captadas durante o dia. Dessa forma, há uma desregulação do sistema nervoso e aumento da concentração do hormônio relacionado ao estresse no sangue, o cortisol.

O cansaço mental pode ser percebido por meio de alguns sinais e sintomas, como dor pelo corpo, desânimo, diminuição da produtividade, dificuldade para se concentrar e preocupação excessiva, por exemplo. Por isso, assim que começarem a surgir sinais e sintomas indicativos de estafa, é importante descansar ou fazer alguma atividade que estimule a sensação de bem- estar, como a prática de atividade física.

A rotina puxada, preocupações excessivas e o elevado nível de cobrança, tanto a nível pessoal quanto a nível profissional, são causas frequentes de estafa mental. Além disso, a exposição frequente a diversos estímulos de redes sociais ou de meios de informação, trabalho em excesso sem períodos de férias e alterações psicológicas como depressão ou ansiedade também podem resultar em cansaço mental.


Como combater o cansaço mental

A melhor forma de combater o cansaço mental é relaxando e dormindo pelo menos 8 horas por dia, além de alimentar-se de forma saudável e equilibrada. Algumas outras dicas para combater o cansaço mental são:

Relaxar antes de dormir

Divertir-se com os amigos e a família
Fazer exercício físico regular e caminhadas
Evitar levar trabalho para casa
Procurar ajuda de um psicólogo


Além disso, é importante ter uma alimentação equilibrada e saudável, rica em verduras, legumes e frutas. Alguns alimentos, como banana, abacate, amendoim e mel possuem propriedades que ajudam a combater o cansaço e a melhorar a disposição.

O uso de suplementos vitamínicos e minerais também é uma opção para combater o cansaço mental. No entanto, é importante que os suplementos sejam indicados por um profissional de saúde.

Espero que você tenha gostado da coluna dessa semana! Um abraço, até semana que vem e
cuide-se!



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Nayara Costa, no dia 18/08/2022

Nayara Carvalho Costa Matos




Comente esta Coluna