Você já ouviu falar em dermatite atópica? É um dos tipos mais comuns de dermatite, que pode afetar a pele de qualquer parte do corpo. Por isso, na coluna de hoje, vou falar um pouco melhor sobre ela.
É definida como uma doença crônica da pele que apresenta erupções que coçam e apresentam crostas, cujo surgimento é mais comum nas dobras dos braços e da parte de trás dos joelhos. A dermatite atópica pode também vir acompanhada de casos muito fortes de alergias.
A ciência ainda não conseguiu definir uma causa específica para o surgimento da doença. Mas, acredita-se que uma de suas causas seja uma combinação de pele seca e irritável com um mau funcionamento do sistema imunológico. Entre os sintomas mais comuns estão o surgimento de pele muito seca com irritações avermelhadas que levam a lesões escoriadas, além de:
- Áreas esfoladas da pele causadas por coceira
- Alterações na cor da pele
- Pele mais clara ou escura que o seu tom normal
- Vermelhidão ou inflamação da pele ao redor das bolhas
- Áreas espessas ou parecidas com couro, que podem ocorrer após irritação e coceira
prolongadas.
Um acompanhamento junto a um médico dermatologista ou profissional de saúde capacitado para realizar a avaliação da saúde da pele é de suma importância para que o tratamento seja realizado de forma correta.
Geralmente ele consiste no uso de medicamentos anti-histamínicos, tomados por via oral que podem ajudar com a coceira que acompanha essa doença. Mas, a maioria das causas da dermatite atópica são tratadas com medicamentos tópicos, que são colocados diretamente sobre a pele ou no couro cabeludo do paciente, como o caso de pomadas e cremes de tratamento, elaborados de acordo com a especificidade da pele de cada paciente.
Dermatite atópica tem cura? Apesar de ser considerada uma doença crônica, ela tem tratamento e seu controle é feito de modo a evitar os irritantes e manter a pele bem hidratada.
E aí, gostaram da coluna de hoje? Espero que sim! Um abraço e até semana que vem!
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Nayara Costa, no dia 15/08/2022