Você entende a importância da conscientização do uso de EPI dentro das empresas? Os equipamentos de proteção individuais são indispensáveis para a proteção dos colaboradores, contribui para um ambiente mais seguro e oferece bem-estar e qualidade de vida para a equipe. Existem alguns aspectos que devem ser evidenciado: a obrigatoriedade do empregador em disponibilizar os EPIs, orientar e treinar para o uso!
1. Sipat: realizar Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) é uma das funções da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). É comum que no dia a dia os trabalhadores deixem de observar algus cuidados . Por isso, é importante separar um tempo para reforçar os conceitos de segurança.
2. capacitações: a oferta de capacitações periódicas também é necessária. É importante incluir orientações sobre o EPIs e de como se comportar em ambientes de risco.
3. Incentive o diálogo: os funcionários precisam compreender os fatores que englobam a segurança do trabalho. Uma boa ideia é incentivar a conversa, de maneira que todos aprendam um com o outro.
4. Personalize os EPIs: um erro da empresa é disponibilizar apenas EPIs do tamanho médio, já que é o mais usado. Isso só pode causar sérios riscos de acidentes.
5. bons treinamentos: essa medida pode: minimização dos problemas com a fiscalização; redução de acidentes; melhora na qualidade dos processos; aumento da produtividade; e fortalecimento da imagem da empresa.
6. Faça reuniões: um dos fatores de resistência da utilização dos EPIs é a desinformação. As reuniões periódicas podem ser uma oportunidade para que os integrantes do time possam expressar suas opiniões.
7. Ofereça EPIs de qualidade: quando a empresa oferece EPI de qualidade, os colaboradores percebem que existe um investimento na segurança. Além disso, vários empregados deixam de usar os EPIs por receberem itens em mau estado de conservação ou de tamanho errado.
8. boas práticas: é importante que os EPIs sejam substituídos de tempos em tempos. É fundamental estar atento a vida útil dele e os colaboradores devem se sentir à vontade para pedir um novo item sempre que perceberam algum sinal de dano ou prazo de validade vencido.
9. cultura do uso do EPI: podem acontecer falhas de comunicação dentro da empresa. Utilize jornais informativos, murais, panfletos, vídeos e outros recursos para falar sobre o tema de forma direta.
10. informações conscientes: existem funcionários mais conscientes e que seguem o que é certo. A empresa pode pedir para eles darem seus depoimentos, falando sobre a relevância do uso de EPI. Isso motiva os colegas.
11. Comemore os resultados: comemorar e apresentar as conquistas motiva a equipe. A empresa pode mostrar o tempo que está sem acidente ou premiar colaboradores que se destacaram pelo uso do EPI.
Com informações do site: https://blog.volkdobrasil.com.br/conscientizacao-uso-epi/
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Papo Seguro, no dia 28/07/2022
Engenheiro de segurança do trabalho e proprietário da Protege EPI
Rua Lopes Franco, 545, Carijós, Lafaiete
Telefone: (31) 3762-1898
E-mail: [email protected]
Instagram: protegeepilafaiete
Facebook: @protegeequipamentos