Tempo em Lafaiete: Hoje: 24° - 16° Agora: 22° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,800 Euro agora: R$ 6,028
Nayara Costa


Olheiras: quais são suas causas e como preveni-las



 

Um dos problemas estéticos mais comuns, tanto em homens quanto em mulheres, são as olheiras. As manchas escuras que surgem ao redor dos olhos podem ter inúmeras explicações. Por isso, na coluna de hoje, vou explicar um pouco melhor sobre como elas surgem e dar dicas de como amenizá-las.

Afinal, o que são olheiras? Elas ficam localizadas nas pálpebras e abaixo dos olhos, sempre com cores escuras. As suas causas podem variar, podendo ser por conta de genética ou fatores ao longo da vida. As olheiras são classificadas em alguns tipos, são eles:

Profundas: possuem uma coloração mais amarronzada, sendo caracterizadas pela sombra causada devido ao aprofundamento ocular.
Pigmentares: sendo mais comuns em pessoas negras, esse tipo é o acúmulo de melanina na pele fina dos olhos.
Sanguíneas: mais arroxeadas, são as mais comuns e que acometem mais pessoas;
Vasculares: essas têm a cor mais puxada para o tom azulado e as regiões podem ficar bastante inchadas.
O surgimento das olheiras é muito associado à falta de sono, mas nem sempre esta é a única razão. Outros fatores, como a genética, podem influenciar nesse problema dermatológico. Nos casos de mulheres, as intensidades de olheiras podem aumentar durante o período menstrual, por exemplo.


Outro fator que pode influenciar para o aumento desse problema é a hereditariedade, ou seja, pessoas de uma mesma família possuem o mesmo problema. E o avanço da idade também pode interferir diretamente na questão estética do rosto, podendo ficar mais recorrente a partir dos 37 anos.


Dicas de como diminuir olheiras

Mantenha a hidratação em dia: não é segredo para ninguém que a hidratação do corpo é essencial para o seu bom funcionamento e melhor condição estética.
Tenha uma boa alimentação: aliar a hidratação a uma boa alimentação é essencial para todo o organismo e para a aparência dos olhos e do rosto de forma geral.
Portanto, evite ou, pelo menos diminua, o consumo de alimentos gordurosos, como frituras e fuja da má alimentação.
Hidrate e proteja sua face: além de todas as dicas citadas, a principal é manter uma pele hidratada e protegida. Para isso, mantenha a vitamina D em dia e utilize cremes específicos para o seu tipo de pele. Outro ponto que é essencial, é a utilização de protetores solares diariamente.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Nayara Costa, no dia 21/07/2022

Nayara Carvalho Costa Matos




Comente esta Coluna