A constipação intestinal é algo cada vez mais comum na população, porém, varia de pessoa para pessoa. Por isso, na coluna de hoje, vou explicar um pouco mais a fundo sobre esse transtorno, quais fatores o influenciam e como podemos solucionar esse problema.
Intestino preguiçoso é a mesma coisa que intestino preso, prisão de ventre, constipação ou obstipação intestinal. Trata-se de um distúrbio caracterizado pela dificuldade persistente em evacuar. Em vista disso, é provocada principalmente pelo consumo insuficiente de fibras, as quais são responsáveis por favorecer o trânsito intestinal. Fatores externos também podem contribuir para a constipação, como é o caso do estresse, sedentarismo e baixa hidratação.
Uma dieta que contemple apenas alimentos industrializados, embutidos e fast food também contribui para a prisão de ventre. Os alimentos industrializados, em sua grande maioria, são processados. Em vista disso, perdem alguns dos seus nutrientes, inclusive as fibras. Outro fator que contribui para a prisão de ventre é não atender à urgência para evacuar quando ela se manifesta. Basicamente, isso pode comprometer o funcionamento regular do seu intestino. Ela também pode estar associada a doenças do cólon e do reto, como diverticulose, hemorroidas, fissuras anais e câncer colorretal.
Como evitar
Agora que você já está ciente do que é o intestino preguiçoso, vale ressaltar algumas recomendações para serem seguidas. Como, por exemplo: vá ao banheiro sempre que tiver vontade, beba muito líquido, coma frutas ricas em fibra como o mamão e a ameixa, além de tentar administrar as situações de estresse e as crises de ansiedade.
E lembre-se: se precisar de ajuda, procure por um especialista da área da saúde.
Espero que você tenha gostado da coluna dessa semana. Um abraço e até a semana que vem!
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Nayara Costa, no dia 11/07/2022