Sentir dores constantes nos ossos e nas articulações não é normal. Isso pode indicar sinais de alerta para a osteoporose e para o reumatismo (doença que atinge as articulações), ou ainda é um sinal de alerta de que o organismo necessita de alguns nutrientes. Por isso, na coluna de hoje, eu vou falar um pouco mais sobre a suplementação para os ossos e articulações.
Milhões de pessoas no mundo sofrem de algum distúrbio ou patologia relacionada às articulações. A mais conhecida delas é a artrite, caracterizada uma por inflamação em uma ou mais articulações. Além disso, das mais de 100 diferentes manifestações, a osteoartrite (OA) é a mais comumente observada e, infelizmente, até o momento não tem cura.
A boa notícia é que o mercado farmacêutico já tem desenvolvido suplementos que repõe ao organismo os nutrientes necessários para evitar o desgaste das articulações, entre eles, o cálcio, o magnésio e as vitaminas.
Quais os benefícios do colágeno para a articulação?
O colágeno tipo I é o mais comum no nosso corpo e é produzido dentro do próprio organismo humano, sendo encontrado nos tendões e nas cartilagens. Entre seus benefícios, estão:
- Ação osteoprotetora;
- Maior conservação da composição e resistência óssea;
- Potencial aumento da densidade mineral óssea;
- Efeito protetor da cartilagem articular;
- Redução da dor;
- Função terapêutica positiva na osteoporose e osteoartrite.
Já o uso do NEM (membrana natural da casca do ovo), associado ao colágeno tipo II pode ser utilizado como suplemento dietético por resultar na diminuição e alívio da dor e rigidez associada à artrose moderada. Demais nutrientes que podem ser repostos por meio da suplementação
- Glucosamina: é um componente natural produzido pelo nosso corpo. Ele está localizado em torno das articulações e sua função é apoiar a saúde da cartilagem. Este tecido tem a função de proteger o osso nas articulações.
- Ácido Hialurônico: atua como tampão e lubrificante nas articulações e outros tecidos. Além disso, pode afetar a forma como o corpo reage a um caso de lesão, encurtando o tempo de recuperação.
- Vitamina D: regula o sistema imunológico, além de participar do metabolismo ósseo e do funcionamento muscular. Seu consumo regular previne doenças no futuro.
- Magnésio: ajuda a regular o funcionamento de nervos e músculos e a controlar a quantidade de açúcar no sangue, além de auxiliar na formação óssea. A manutenção de níveis corporais adequados de magnésio é fundamental para um bom desempenho físico e preservação da saúde dos ossos.
Espero que você tenha gostado do texto de hoje, até a próxima!
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Nayara Costa, no dia 14/07/2022