Muitas empresas seguem a estrutura familiar, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 90% das empresas constituídas no Brasil, tem seu início na gestão familiar. Pesquisas demonstram que as empresas familiares são responsáveis por 65% do Produto Interno Bruto e representam até 75% dos empregos gerados, o que destaca a importância das empresas familiares para a economia do país.
Empresas familiares apresentam muitos pontos positivos, como: a agilidade na tomada de decisões; contar com gestores, que teoricamente, estão comprometidos com os resultados da empresa; disposição dos familiares, no que se refere ao apoio financeiro e até mesmo emocional; ambiente familiar, o que torna o trabalho mais agradável.
No entanto pesquisas também apontam que 70% das empresas familiares encerram suas atividades no processo sucessório. O encerramento se deve principalmente pela falta de estruturação para a mudança da liderança e pelo fato dessas empresas não contarem com uma gestão empresarial eficiente.
Abaixo seguem algumas dicas para a gestão empresarial de empresas familiares:
1º Dica: Defina um organograma de acordo com as necessidades da empresa.
Organograma é uma representação gráfica da estrutura organizacional da empresa, onde ficam claros os cargos presentes em uma empresa e as hierarquias. É necessário que o organograma seja elaborado de acordo com as necessidades da empresa.
2º Dica: Elabore a descrição de cada cargo.
Determine quais são as atribuições e responsabilidades de cada cargo, independente de vínculo familiar.
A empresa familiar que não apresenta uma estrutura organizacional definida pode gerar multiplicidade de tarefas e informalidade, o que compromete a qualidade do produto e/ou serviços prestados.
3º Dica: Estabeleça um salário para cada cargo.
Os valores de salário devem ser determinados para cada cargo presente no organograma e necessitam ter valores compatíveis com o valor estabelecido no mercado.
4º Dica: Controle financeiro pessoal deve ser desvinculado do controle financeiro da empresa.
É muito comum que em empresas familiares, as contas pessoais sejam administradas juntamente com as contas da empresa. Para uma administração financeira adequada é necessário que as contas pessoais sejam separadas das contas empresariais.
5º: Realize reuniões frequentes
Nas reuniões serão compartilhados assuntos pertinentes à empresa, como metas alcançadas, desafios e dificuldades de todos os setores.
6º: Crie um Código de Ética para a empresa
Onde serão apresentadas todas as regras de convivência e comportamento profissional, que deverão ser seguidas por todos, considerando que todos os colaboradores devem ser considerados como membros de uma empresa, independente de relação familiar.
Se precisar de ajuda para a gestão empresarial do sua empresa, pode contar comigo!
Adriana SamaraEngenheira | Consultora de Gestão e Negócio
Implantação da ISO 9001:2015
[email protected]
(31) 995173160
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Adriana Samara, no dia 24/02/2022
Implantação da ISO 9001:2015
[email protected]
(31) 995173160