Cada mês representa um alerta diferente para a saúde e é caracterizada por uma cor. Diante disso no mês passado o tom foi rosa espelhando as mulheres, dedicado ao câncer de mama, no mês atual, dedica-se para os homens, que precisam ter atenção máxima à prevenção do câncer de próstata e a cor é azul.
Novembro azul, é a campanha que tem o intuito de prevenir o câncer de próstata, essa doença é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e, no Brasil, é o mais frequente entre os homens.
Considerado o câncer da terceira idade, pois acomete homens acima de 65 anos, portanto é de extrema importância a prevenção desde os 45 anos a fim de eliminar ou minimizar as consequências, principalmente, para quem já teve antecedentes familiares.
O corpo gera sinais e sintomas a todo momento, que merecem cuidado. Maneiras de identificar a doença são os exames laboratoriais de sangue de rotina, e o exame de toque retal.
Os cuidados alimentares sofrem influência no aparecimento do câncer em questão, visto que alimentos inflamatórios, ou seja , aqueles que sobrecarregam o organismo, tais como as frituras, industrializados e embutidos, por exemplo – propiciam o aparecimento e agravo da doença.
Dessa forma é aconselhável uma alimentação rica em vegetais, hortaliças, frutas, sementes e grãos pois geram proteção e prevenção contra o câncer de próstata. outros alimentos favoráveis, são:
Tomate: Fonte de licopeno, um grande agente antioxidante, apto em retardar as ações dos radicais livres e, impedir o envelhecimento das células. Evidencias identificam que a ingestão de alimentos ricos em licopeno modulam a expressão de uma proteína reguladora do crescimento da próstata e com sintomas do câncer, como a dor e dificuldade de urinar.
Alimentos à base de soja: A genisteína que compõe esses alimentos encontrados na forma texturizada, grão, bebida ou em alimentos como o tofu, é capaz de aumenta a capacidade de autodestruição das células cancerígenas.
Oleaginosas: Fontes: Castanha, amêndoas e nozes são ricas em antioxidantes, consequentemente agem protegendo e atuando na renovação das células. Além de contribuir no fortalecerem do sistema imunológico, devido ao alto teor de selênio
Vegetais verdes escuros: Presente em couve, brócolis, espinafre, entre outros, são ricos em ácido fólico, responsável por combater as ações dos radicais livres nas células. Portanto, é aconselhável pelo menos, um vegetal por dia, sendo eficaz para combater a doença.
Outros alimentos que podem contribuir: Alho, cebola, chá verde, cogumelo, romã, semente de abóbora e açafrão também podem atuar na prevenção da doença.
Exercícios físicos não devem ser esquecidos, são grande aliados na prevenção do câncer de próstata, além de contribuir na aparência, está diretamente associado ao bem-estar físico e mental, por isso, as atividades físicas são fundamentais em qualquer fase da vida.
Procure a atividade que mais se identifica, seja corrida, natação, futebol ou musculação, o importante é ativar o corpo e sair do sedentarismo, tornando essa orientação um dos pontos principais para prevenir não só o câncer de próstata como outros tipos de doença.
Segundo dados do portal da ONG Instituto Oncoguia, a pratica de atividades físicas é essencial não só para a prevenção, mas também após a comprovação da doença e o início do tratamento, pois as sequelas do câncer de próstata incluem a fadiga e a perda muscular. Portanto afeta desde o sistema nervoso central até a composição corporal (massa e força muscular), diminuindo a qualidade de vida. Por isso, os exercícios são importantes para ativar o corpo e reduzir os danos causados pela doença.
Serviço
Contato para agendamento: (31)99880-2324
Instagram: @nutrigrazimendesoficial
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Graziele Mendes, no dia 02/12/2021
Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva
[email protected]
(31) 99880-2324