Essa campanha tem como intuito a conscientização e prevenção do câncer de mama, visto que apresenta ser o segundo tipo de câncer mais comum no mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (2020), ele é o mais incidente em mulheres no mundo, isso significa 24,2% do total de casos em 2018, além de ser a causa mais recorrente de morte por câncer em mulheres. No Brasil a taxa de mortalidade em 2018, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), foi de 13,84 óbitos a cada 100.000 mulheres com câncer de mama.
O surgimento do câncer no geral, acontece quando há um crescimento celular desordenado que compromete tecidos e órgãos, podendo ser um carcinoma (se desenvolve na pele e na mucosa) ou sarcoma (se desenvolve em tecidos conjuntivos). Sendo assim, um sarcoma, é classificado como câncer maligno, ele tem consistência dura e pode ser identificado através do toque depois que atinge 1cm de diâmetro. Desse modo, a campanha do outubro Rosa significa conscientizar sobre os exames preventivos, como mamografia, para diagnóstico precoce e maiores possibilidades de cura.
Os fatores que contribuem para o surgimento da doença englobam: idade (a maior parte dos casos ocorre em mulheres acima dos 50 anos), genética e hereditariedade, sedentarismo, excesso de peso (principalmente após a menopausa) e o consumo de bebida alcoolica em excesso são alguns aspectos relacionados com o desencadeamento do câncer de mama, com cada vez mais artigos científicos relacionados.
Alguns sinais são relevantes e merecem atenção. Entre eles: inchaço, nódulos indolores localizados nas axilas e no pescoço, a pele da mama avermelhada e retraída, alterações no formato dos mamilos com dores e secreção de líquidos. Ao identificar qualquer um desses sinais é imprescindível procurar um médico, para um diagnóstico assertivo.
A nutrição exerce um importante papel da nutrição na oncologia. Devido principalmente a imunidade, pois a carcinogênese tem íntima ligação com o sistema imunológico, e este, é primordial pelos nutrientes, pois qualquer deficiência nutricional, pode acarretar em modificação no adequado funcionamento das células imunológicas e todos os mecanismos relacionados, comprometendo na resposta do sistema imune contra a proliferação das células tumorais e de outros fatores relacionados ao desenvolvimento da doença. Outro ponto para ser destacado é a ação que os nutrientes e fitoquímicos exercem papel antioxidante, contribuindo para a redução do dano oxidativo às células, além da redução da proliferação e angiogênese e aumento da apoptose e, gerando possível redução da iniciação, promoção, progressão e metástases do câncer.
As referências bibliográficas apontam alguns benefícios de alimentos, nutrientes e compostos bioativos na modulação do câncer de mama que contribuem para a prevenção da doença, como para auxiliar no tratamento das pacientes diagnosticadas com câncer de mama, de forma a promover a qualidade de vida.
Grãos Integrais
Alguns dados científicos apontam as antocianinas presentes no arroz negro como inibidoras da invasão de células do câncer de mama (HER-2-positivas). A aveia também trás benefícios em relação a prevenção do câncer de mama, sendo que um polifenol com ação antioxidante presente nela, conhecido como avenantramida, é capaz de reduzir a viabilidade das células cancerígenas associadas ao desencadeamento da doença. A ingestão regular de fibras é um fator protetor para o desenvolvimento do câncer de mama. Estes dados se associam com o estudo Healthy, Eating, Activity and Lifestyle (HEAL), aonde se encontrou redução de 32% no risco de desenvolver câncer de mama em mulheres que ingerem maiores quantidade de fibras
Frutas e vegetais
A ingestão de 3 porções por dia, diminui as chances de câncer de mama,.
Vitamina D
Evidencias cientificas identificaram a deficiência deste nutriente com o desencadeamento de diversas doenças, inclusive ao câncer de mama. A suplementação com este nutrientes, se relacionou de forma inversa com esta patologia.
Própolis
O éster feniletílico de ácido cafeico e da apigenina revelou efeito positivos na prevenção a esta doença. Além disso a crisina derivada da própolis como potencial inibidor da aromatase, gerando diminuição da biossíntese de estrogênio consequentemente podendo ser favoravel na prevenção e tratamento do câncer de mama dependente de hormônio.
Serviço
Contato para agendamento: (31)99880-2324
Instagram: @nutrigrazimendesoficial
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Graziele Mendes, no dia 13/10/2021
Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva
[email protected]
(31) 99880-2324