Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 18° Agora: 18° Sexta, 22 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,814 Euro agora: R$ 6,083
Graziele Mendes


Deficiência Nutricional



Cansaço, dor de cabeça, pele ressecada, unhas fracas, perda de memória anormal, entre outras situações podem ser sintomas de deficiências nutricionais, saiba identificar.

A deficiência nutricional acontece pela falta, ingestão insuficiente ou má absorção de um ou mais nutrientes. Isso pode gerar consequências ruins, desde leves até complicações mais severas à saúde.

Ao avaliar um indivíduo, a principal escassez de vitaminas se trata de ferro e vitamina  D. Entretanto, diversos outros tipos podem ser  identificados, como, deficiência de cálcio, magnésio e ácido fólico.

Nosso corpo gera sinais e sintomas que nos auxiliam a supor a falta de um nutriente determinado, tais sinais: cansaço, dor de cabeça, pele ressecada, unhas fracas, perda de memória anormal, nos casos mais leves. Já nos casos mais graves, onde o indivíduo passa por um tempo maior de deficiência incluem: alteração no sistema nervoso central (SNC), modificação na visão, perda de coordenação, falta de memória, demais sintomas cognitivos. Os exames laboratoriais são ferramentas de boa eficácia para diagnostico.

Alguns grupos merecem atenção, pois são vulneráveis a deficiência de nutrientes. Portanto gestantes e lactantes necessitam de maior aporte de nutrientes para o bom desenvolvimento de todas as fases da gestação e pós parto suprir suas próprias demandas e de seus filhos. Idosos e indivíduos com doenças crônicas, como diabéticos, hipertensos e obesos, também devem estar atentos ao consumo e absorção insuficiente de um ou mais nutrientes.

O desenvolvimento de alguma deficiência nutricional pode ser justificado por maus hábitos alimentares, instalação de alguma doença crônica, imunidade baixa, uso de alguns medicamentos que diminuem a absorção do nutriente.

Portanto, para prevenção da deficiência nutricional é necessário ter uma boa alimentação, baseada em alimentos in natura, comida de verdade. É primordial o bom funcionamento do intestino, visto que é responsável por fazer a absorção da maioria dos nutrientes que ingerimos. Em alguns casos a suplementação é necessária, quando não atingir as demandas através da alimentação.

 

Serviço

Contato para agendamento: (31) 99880-2324
Instagram: @nutrigrazimendesoficial



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Graziele Mendes, no dia 27/08/2021

Graziele das Graças T. Mendes


Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva

[email protected]
(31) 99880-2324



Comente esta Coluna