A gordura pode se tornar localizada em alguns lugares específicos do corpo. Os mais comuns são: região abdominal denominado androide tipo maçã, ou ginóide coxas e quadris, tipo pera
A gordura da região abdominal se forma devido ao mal habito alimentar, geralmente ocorre um intervalo muito longo sem comer, diante disso o organismo armazena gordura para os momentos que ele necessita, (de fome ou escassez), e assim ocorre a formação de gordura na região dos flancos e abdominal.
O acúmulo de gordura na região ginóide é mais comum em mulheres do que em homens. Devido ao desequilíbrio entre estrógeno, progesterona, testosterona. Os hormônios femininos (estrógeno, progesterona) são os principais causadores da gordura localizada nas coxas e quadris. Esses hormônios interferem no metabolismo das gorduras, na circulação linfática, e ainda facilitam a retenção de água e sal. Os hormônios femininos coordenam a deposição de gordura no abdômen, quadril e coxas para dar ao corpo o aspecto feminino.
Os Alimentos termogênicos (canela, gengibre, pimenta, café sem açúcar, cha verde) potencializam a perda pois aceleram o metabolismo , mas atenção, a quantidade deve ser considerada individualmente, além disso deve ser analisado as especificidade de cada indivíduo pois nem todos podem ingerir.
Por outro lado alguns alimentos atrapalham o resultado como: doces, farinhas brancas, biscoitos recheados e amanteigados, frituras, fast food, bebida alcoolica, embutidos (linguiça, hambúrguer, salsicha) , enlatados (milho, azeitona, ervilha, molho de tomate, doces) e industrializados (suco de pacote, biscoitos, salgadinho de pacote, etc) . Esses alimentos possuem alto índice glicêmico, produzem , de forma excessiva a insulina (hormônio que favorece o acumulo de gordura abdominal). Além disso favorecem o inchaço.
Portanto alguns atos são capazes de diminuir a gordura localizada. A pratica de exercício físico, consumo de carnes magras e leite e derivados desnatados, uma alimentação natural, a base de frutas e legumes. Consumo de cereais integrais (biscoitos, pães, arroz), mastigar devagar proporcionando saciedade, evitar ingerir líquidos junto a grandes refeições (almoço e jantar) pois além de agregar mais calorias como no caso de sucos e refrigerante ainda são capazes de dificultar a digestão e gerar esvaziamento gástrico, com isso a fome chega mais rápido.
Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383
Escrito por Graziele Mendes, no dia 12/11/2020
Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva
[email protected]
(31) 99880-2324