Tempo em Lafaiete: Hoje: 28° - 18° Agora: 21° Quinta, 21 de Novembro de 2024 Dólar agora: R$ 5,814 Euro agora: R$ 6,083
Graziele Mendes


Alimentos que auxiliam na concentração e aprendizado



 

Em tempos de pandemia devido ao covid-19, vivenciamos um mundo ainda mais digital, onde atividades escolares são realizadas virtualmente, sendo assim, pode proporcionar distração e/ ou maior dificuldade para fixar a matéria. Diante disso, venho apresentar alguns alimentos que estimulam a memória, o raciocínio e ajudam  a melhorar a concentração 

 

Chocolate - Ao realizar  às compras, o setor mais colorido e saudável nem sempre é o preferido de crianças, jovens e adolescentes que buscam mais energia para os estudos. Eles preferem  chocolate, entretanto, o elevado consumo  de glicose no organismo, causa  sonolência

 

 

Ômega-3 - favorece a comunicação entre os neurônios e, dessa forma, a concentração, a memória e o aprendizado em geral. Pode ser encontrado em peixes de água salgada como sardinha, arenque e cavala, além das sementes. É aconselhável que o peixe faça parte das refeições pelo menos uma vez por semana

 

Vitaminas do complexo B - Auxilia na energia, melhora a memória e  comunicação dos neurônios e no desenvolvimento deles. Encontra-se em proteínas animais (carne vermelha, aves e ovos) em leguminosas como feijão, lentilha e grão de bico, e nas sementes, como nozes, castanhas e amêndoas.

 

Sálvia – Responsável por aumentar o poder de concentração em até três horas. Ingerir meia hora antes dos estudos. Consuma na forma de chá ou salada

 

Açafrão -  capaz de inibir  a morte de neurônios. Recomenda-se o consumo de  1 colher de chá por dia, podendo ser inserido no arroz e na água, por exemplo.

 

Ferro - forma a hemoglobina, que oxigena o sangue e o cérebro, assim fortalecendo a parte metabólica e energética. Estudantes com anemia tem fraqueza, indisposição, falta de energia e, inclusive, perda de concentração e de aprendizagem. Fontes alimentares: gema do ovo, feijão, sardinha, carnes escuras do frango e carnes vermelhas, principalmente as vísceras (como fígado).

 

Nitratos - Alimentos fontes causam aumento da irrigação do sangue no cérebro e são recomendados para quem desenvolve trabalhos intelectuaistais.  Alimentos ricos nesse nutriente: beterraba, repolho, espinafre, nabo.

 

Colina – É um aminoácido essencial para as células nervosas que auxilia  na memória e  cognição. Presente na gema do ovo e na soja.

 

Carboidratos - As fibras presentes nos carboidratos integrais ajudam a liberar glicose no organismo aos poucos, desse modo, os cereais integrais evitam a sonolência pós almoço e deixam o estudante mais alerta. A falta de carboidratos prejudica a memorização, a concentração e o aprendizado. A indicação é sempre preferir a versão integral, como arroz, pão e macarrão.

 

Cafeína – Gera estado de alerta e combate a fadiga mental. Presente no café, chá preto e verde, entretanto o excesso  causa danos a saúde como insônia, tremores, dor de cabeça e hiperatividade.



Você está lendo o maior jornal do Alto Paraopeba e um dos maiores do interior de Minas!
Leia e Assine: (31)3763-5987 | (31)98272-3383


Escrito por Graziele Mendes, no dia 21/10/2020

Graziele das Graças T. Mendes


Nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva

[email protected]
(31) 99880-2324



Comente esta Coluna